Em dia de contatação de Luisito Suarez, daria para dizer que a grande contratação do governo Nedy de Vargas Marques para a Secretaria de Relações Institucionais é num ‘prata da casa’. O advogado Feres Frank Uequed, o Dr. Felo, vai ocupar o lugar que era de Emílio Neto (PT) até o final do ano na função de mediador na relações entre o governo e a Câmara – mas não só isso. Por isso a expressão ‘Casa Civil’ que se lê no título deste post, não por acaso.
Felo assume o cargo nesta quarta-feira, 4, para tomar pé das questões administrativas da pasta. Uma das ideias já colocadas a ele pelo prefeito em exercício é a de que a secretaria reassuma funções que foram parar atualmente no gabinete do prefeito. Ao longo da manhã, os dois devem tratar do assunto em uma reunião no paço. “A relação com a Câmara é uma das tarefas, mas não é a única”, lembra Felo. “Na quarta vamos conversar tudo nos detalhes e vou me inteirar dos pormenores”.
“Felo foi escolhido por ser uma homem experimentado na vida pública”, comenta Nedy. “Já foi vereador, secretário e é advogado com especialidade em Direito Público. Além disso, primordial que seja da confiança do governo e o doutor Felo o é”.
A missão – não dita por um ou pelo outro – parece clara: recompor os pequenos ruídos entre a robusta base aliada com que o governo conta na Câmara. Nedy, inclusive, já disse que pretende conversar com os 21 e não apenas com aqueles de partidos que o ajudaram a ser eleito vice-prefeito em 2020. Nessa estratégia, Felo precisa ser mais decisivo que Suárez: no caldeirão quente em que se transformou a política canoense, não há espaço para gol contra.