26.9 C
Canoas
26 de dezembro de 2024

Cachoeirinha e Canoas devem aderir à parceria entre Pró-Sinos e Caixa na área de resíduos sólidos

População contemplada pela iniciativa deverá subir de cerca de 580 para 1 milhão de pessoas

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Durante as reuniões com o presidente do Pró-Sinos, prefeito Volmir Rodrigues, na última quarta-feira (4), os prefeitos de Cachoeirinha, Cristian Wasem, e de Canoas, Nedy de Vargas Marques, sinalizaram que os municípios deverão aderir à parceria entre o Consórcio e a Caixa Econômica Federal para a estruturação do projeto para concessão do gerenciamento de resíduos sólidos. Os encontros em cada cidade fizeram parte da série de agendas que o novo presidente do Pró-Sinos iniciou nesta semana, na primeira semana da gestão para o biênio 2023/24.

Com isso, o número de municípios inseridos na parceria firmada em agosto do ano passado deve saltar de 14 para 16, passando a impactar quase o dobro da população — de cerca de 580 mil para aproximadamente 1 milhão de pessoas que residem nestas localidades. “A adesão desses municípios fortalece ainda mais o trabalho que já vem sendo estruturado e que deve ser concluído em, no máximo, dois anos. Esse processo trará importantes avanços na área de resíduos sólidos para os municípios da Bacia do Rio dos Sinos, pois fará com que eles atendam exigências do novo marco legal do saneamento, com redução de custos”, avalia o presidente do Consórcio.

As reuniões do grupo de trabalho responsável pelo andamento do processo de estruturação da concessão do gerenciamento de resíduos sólidos iniciaram em dezembro. A iniciativa trará aos municípios benefícios como a modernização e o incremento na qualidade dos serviços, a destinação adequada dos resíduos, a possibilidade de geração de receitas acessórias para cooperativas de catadores, a redução dos custos por meio do uso de novas tecnologias e impactos ambientais positivos.

Além de Cachoeirinha e Canoas, que deverão ingressar na parceria, já estão participando do processo outros 14 municípios: Araricá, Campo Bom, Capela de Santana, Esteio, Glorinha, Igrejinha, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula e Sapucaia do Sul.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!