NOVA SANTA RITA | Presidentes de partido vão pedir cassação de Eliel por agredir cinegrafista

Vereador bolsonarista também participou de ato em Brasília no dia da posse de Lula e já teve postagens golpistas excluídas das redes sociais por fake news

O cerco está se apertando: a agressão do vereador Eliel Líder Comunitário (PRTB) a um cinegrafista da RDC TV, de Porto Alegre, está no centro de um documento suprapartidário que será entregue nesta terça-feira, 10, à Câmara de Nova Santa Rita. Conforme o andar da carruagem, Eliel pode ser implicado por quebra de decoro parlamentar, conforme preconiza o inciso X do artigo 4º do decreto-lei 201 – o famoso decreto da Ditadura, quem diria, que estabele regras para o impeachment de prefeitos e vereadores.

A agressão perpetrada por Eliel aconteceu na tarde de 3 de janeiro no Centro da Capital. Em filmagem que a GBC já publicou aqui, o vereador aparece se aproximando da equipe de jornalistas da emissora gaúcha e desfere um golpe acintoso contra o cinegrafista, que sequer consegue reagir. O caso está sob investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre e pode render uma denúncia criminal contra o parlamentar novasantarritense por agressão.

LEIA TAMBÉM

NOVA SANTA RITA | Vereador Eliel agride cinegrafista: mas o que é isso, Eliel?

NOVA SANTA RITA | Reunião extraordinária da Câmara pauta agressão de Eliel

Presidentes do PT, MDB e PDT confirmaram ao blog no final da manhã desta segunda-feira, 9, que pretendem ingressar com um pedido para que o caso seja investigado também pela Câmara do município. No dia 4, reunidos na Câmara, os vereadores decidiram esperar a investigação da polícia antes de denunciar o colega. Não é o entendimento dos partidos. Altair Norback, presidente do PT, contou que o grupo avalia que o comportamento do vereador não condiz com o decoro parlamentar. “Essas atitudes de violência são incoerentes com um parlamentar”, disse.

O pedido será entregue ao meio-dia desta terça-feira na secretaria da Câmara de Nova Santa Rita. De acordo com o rito do decreto-lei 201, o presidente Rodrigo Aveiro tem até a primeira sessão seguinte para levar o assunto ao plenário. Vale lembrar que a Câmara está em recesso e só volta ao período ordinário em 22 de fevereiro.

Eliel se elegeu pelo PRTB em 2020 como o mais votado de Nova Santa Rita. Evangélico, associou-se rapidamente ao bolsonarismo mais radical. Em suas redes sociais, diversas postagens foram excluídas pelas operadoras por conteúdo claramente falso ou tendencioso. Desde o dia 3 de janeiro, Eliel não tem feito mais postagens públicas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!