17 C
Canoas
23 de junho de 2024

RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Adão Pretto quer ‘desbolsonarizar’ cargos da União após recolocarem foto de Bolsonaro no INCRA

Deputado eleito Adão Pretto pede exoneração urgente de bolsonaristas em cargos da União aqui no Estado

Deputado estadual eleito, Adão Pretto Filho (PT) é o autor de uma carta endereçada ao presidente Lula e seus ministros, publicada no Twitter. O documento pede a imediata exoneração dos bolsonaristas que dirigem os órgãos do Governo Federal no Rio Grande do Sul. Adão, que é irmão de Edegar Pretto e filho do falecido deputado federal Adão Pretto, conta que tem recebido mensagens de servidores de órgãos alegando perseguição política de dirigentes ligados ao governo bolsonarista, “pessoas que tem se utilizado da estrutura governamental para reproduzir a política da extrema direita”, revela. Vale lembrar, a mesma política que levou aos atos de vandalismo golpista de 8 de janeiro, em Brasília.

Em um caso especifico, no INCRA/RS, servidores teriam relatado a Adão que “o atual superintendente recolocou a foto de Bolsonaro na parede” e “tem postura autoritária frente a servidores públicos no exército de suas funções”. Para Adão, “se faz imperiosa a exoneração urgente desses cargos comissionados para que não continuem perseguindo servidores e reverberando políticas fascistas que estavam em curso em nosso país.”

A seguir, a carta:

Companheiro Presidente Lula, e Companheiros Ministros Paulo Pimenta, Paulo Teixeira, Alexandre Padilha, Rui Costa e Ministra Nisia Trindade, demais companheiros e companheiras;

Sabemos todos que o período de transição é atribulado, ainda mais frente a situação caótica de destruição que vive nosso país. Reconhecemos todo o esforço empreendido pelo nosso presidente e por todos e todas da equipe de Governo. Sabemos, também que o Governo começa pela montagem dos ministérios e que cada companheiro e companheira ministros e ministras de estado estão formulando suas equipes.

Acontece, companheiros, que aqui no RS existem células terroristas do bolsonarismo dentro das estruturas de estado, sustentados com dinheiro público que se utilizam dessas estruturas e que perseguem os servidores públicos. Muitos desses dirigentes político-partidários que ocupam funções em instituições federais, e que foram indicados por deputados bolsonaristas, ainda seguem comandando essas importantes estruturas.

Exemplo que trago é de relato de servidores do INCRA/RS, que nos enviam a seguinte mensagem:

“É urgente a exoneração do atual superintendente do Incra/RS. Ao recolocar na parede o quadro do ex presidente Bolsonaro, está incentivando atos golpistas. Além de ter postura autoritária frente a servidores públicos no exército de suas funções. Não se trata de apressar a nomeação de um novo superintendente, mas sim da imediata exoneração daqueles que não reconhecem o resultado das urnas e portanto golpistas que atentam contra a democracia.”

Assino junto com esses servidores e sou conhecedor que em outras estruturas como o Grupo Hospitalar Conceição e o Trensurb, também são dirigidos por indicados políticos bolsonaristas.

Portanto, se faz imperiosa a exoneração urgente desses cargos comissionados para que não continuem perseguindo servidores e reverberando políticas fascistas que estavam em curso em nosso país.

Estamos juntos e juntas para a reconstrução de nosso pais.

Fraterno abraço

Adão Pretto Filho
Deputado Estadual eleito

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!