Prefeitura de Canoas leva pessoas com deficiência para passar o dia na praia | Agência GBC
31 C
Canoas
30 de janeiro de 2023

Prefeitura de Canoas leva pessoas com deficiência para passar o dia na praia

20 pessoas com algum tipo de deficiência passaram o dia na beira da praia

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Com o calor dos últimos dias, quem não quer estar na beira da praia, sentindo a brisa no rosto e tomando aquele refrescante banho de mar? Pensando nisso, a Prefeitura de Canoas levou na última quarta-feira (18), 20 pessoas com algum tipo de deficiência, para passar um dia na praia de Capão da Canoa. Na programação, banho de mar, atividades recreativas na areia e lanche.

Ao todo, foram dois integrantes da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), seis da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canoas (APAE), seis do Instituto Pestalozzi e seis da Associação Grupo Chimarrão da Amizade Gentil Gomes de Oliveira. São crianças, jovens e adultos, muitos deles, nunca estiveram na praia e, tampouco, viram o mar.

O passeio acontece através do projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (FADERS), que possibilita que pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida tenham acesso ao banho de mar. O banho, realizado em cadeira de rodas anfíbia (própria para terra e água) é acompanhado por técnicos preparados para lidar com o usuário, passando segurança e proporcionando que o mesmo desfrute ao máximo a experiência.

O secretário adjunto de Inclusão, Vitor Hugo Longaray, ressalta a importância de momentos como esse. Observa que muitas famílias têm a vontade de proporcionar essa inclusão, mas as dificuldades para deslocamento e o próprio banho de mar seguro acabam sendo obstáculos. “A praia é de todos e para todos. Proporcionar essa inclusão é gratificante para nós e enriquecedor para estes 20 canoenses”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!