Prefeitura de Canoas leva pessoas com deficiĂȘncia para passar o dia na praia

20 pessoas com algum tipo de deficiĂȘncia passaram o dia na beira da praia

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

Com o calor dos Ășltimos dias, quem nĂŁo quer estar na beira da praia, sentindo a brisa no rosto e tomando aquele refrescante banho de mar? Pensando nisso, a Prefeitura de Canoas levou na Ășltima quarta-feira (18), 20 pessoas com algum tipo de deficiĂȘncia, para passar um dia na praia de CapĂŁo da Canoa. Na programação, banho de mar, atividades recreativas na areia e lanche.

Ao todo, foram dois integrantes da Associação Canoense de Deficientes FĂ­sicos (Acadef), seis da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canoas (APAE), seis do Instituto Pestalozzi e seis da Associação Grupo ChimarrĂŁo da Amizade Gentil Gomes de Oliveira. SĂŁo crianças, jovens e adultos, muitos deles, nunca estiveram na praia e, tampouco, viram o mar.

O passeio acontece atravĂ©s do projeto Praia AcessĂ­vel, desenvolvido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de PolĂ­ticas PĂșblicas para PcD e PcAH no RS (FADERS), que possibilita que pessoas com deficiĂȘncia e com mobilidade reduzida tenham acesso ao banho de mar. O banho, realizado em cadeira de rodas anfĂ­bia (prĂłpria para terra e ĂĄgua) Ă© acompanhado por tĂ©cnicos preparados para lidar com o usuĂĄrio, passando segurança e proporcionando que o mesmo desfrute ao mĂĄximo a experiĂȘncia.

O secretĂĄrio adjunto de InclusĂŁo, Vitor Hugo Longaray, ressalta a importĂąncia de momentos como esse. Observa que muitas famĂ­lias tĂȘm a vontade de proporcionar essa inclusĂŁo, mas as dificuldades para deslocamento e o prĂłprio banho de mar seguro acabam sendo obstĂĄculos. “A praia Ă© de todos e para todos. Proporcionar essa inclusĂŁo Ă© gratificante para nĂłs e enriquecedor para estes 20 canoenses”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!