Prefeito decreta situação de emergência em Nova Santa Rita

A chuva que caiu nos últimos dias não foi o suciente para que a situação melhorasse

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Nova Santa Rita decretou situação de emergência em virtude da estiagem, conforme portaria número 260, de 2 de fevereiro de 2022, do Ministério do Desenvolvimento Regional. O documento foi assinado pelo prefeito Rodrigo Battistella no fim da tarde desta segunda-feira (23), ao lado do coordenador da Defesa Civil da cidade, José Murilo Bertoldo da Silva.

De acordo com Battistella, a medida foi necessária devido as perdas registradas no interior do município. “É muito triste ver as consequências da falta da chuva. A situação traz prejuízos aos nossos produtores e criadores, afetando também o abastecimento de água, o que é essencial para a nossa vida”, pontua. “A chuva caiu nesses últimos dias, mas em uma quantidade que não recupera e não ocasiona respiro à nossa população. É um cenário que nos preocupa, depois de várias reuniões, estudos e laudos, elaboramos o decreto”.

O líder do Executivo lembra que a decisão da solicitação está baseada em dados técnicos da Defesa Civil Municipal e da Emater, que apontam quantidade de chuva abaixo do normal e prejuízos na agropecuária e no abastecimento de água. A Emater, por exemplo aponta que há reservatório sem água para irrigação de lavouras, riscos de focos de queimadas ou incêndios porque a vegetação está secando.

No laudo assinado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Igor De Bearzi, o município tem passado por um período longo de falta de chuva, que iniciou em outubro do ano passado. “O acumulado de déficit hídrico é alto e impactou toda a área rural do município, com perdas irreversíveis nos cultivos agrícolas e impactos severos em todas as atividades produtivas no meio rural”, cita. Um documento detalhado com os números deve ser divulgado ao longo da semana.

Segundo José Murilo, as pessoas precisam ter consciência e economizar o máximo que puderem. Evitar lavar calçadas e veículos com água potável, por exemplo, é uma das medidas. “Em decorrência do levantamento de danos e prejuízos, constatamos a falta de água para consumo humano e a diminuição ou exaurimento hídrico. Temos mais de 20% da nossa população afetada”.

O secretário de Agricultura, Emerson Giacomelli, diz que a pasta está empenhada em minimizar os efeitos das secas junto as propriedades. “Contratamos caminhão-pipa para levar água para os animais, também fizemos a contratação de mais uma retroescavadeira e uma retroescavadeira hidráulica para limpeza e construção de açudes e, com isso, ampliar os reservatórios de água”. O titular da secretaria salienta que para amenizar os efeitos da estiagem, há dois anos a pasta tem investido na construção de açudes no interior de Nova Santa Rita. “Nesse período, foram mais de três mil horas máquinas com essa finalidade”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!