Já está na Câmara de Canoas o projeto de lei 02/23 que define a reposição salarial para o servidores da cidade. Em conversa com o presidente Cris Moraes (PV), ele confirmou que a convocação extraordinária dos vereadores deve acontecer para esta quarta-feira, 25, às 10h. Não está definido, ainda, se outros projetos protocolados na casa, como o que prevê uma nova reforma administrativa na Prefeitura, também serão objeto da mesma convocação.
O projeto 02/23 prevê que o reajuste no salário dos servidores será em cinco parcelas, de janeiro a maio. Nominalmente, alcança o índice de 7,79% – mas por ser escalonado, garante um pequeno ‘engorde’ no contra-cheque final. Em maio, a sobreposição das correções acumulará um ganho de 8,03% sobre os salários pagos em dezembro.
A proposta do governo é pagar 5,79% a título de revisão anual nos salários, índice que atinge, também, os vencimentos de secretários, assessores e cargos de indicação política. Outros 2% serão pagos somente aos servidores de carreira, excluindo-se, portanto, os agentes políticos. Conforme o calendário, se o projeto for aprovado, será aplicado 1,93% de reajuste ao salário de 1º de janeiro, que deve ser pago no início de fevereiro. No mês, seguinte, mais 1,93% e os mesmos 1,93% aplicados sobre o salário de 1º de março, pago em abril. Os 2% restantes serão pagos em duas parcelas iguais de 1%, sobre os salários de abril e maio, pagos em maio e junho.
A Câmara também deve votar projeto similar para reajuste dos servidores do legislativo. Um acordo de bancadas já é articulado para facilitar a aprovação de ambas as medidas.