A troca dos famosos ‘carnês’ de IPTU pela possibilidade de baixar o boleto do imposto direto no site da Prefeitura causava apreensão. Nem todo mundo tem acesso à internet ou poderia esquecer e isso poderia gerar uma inadimplência enorme. Mas nessa os otimistas venceram e o melhor aconteceu.
Segundo o Secretário Adjunto da Fazenda, Antônio Carlos Zborowsky, foram arrecadados R$ 73.781.351,34 na cota única do IPTU esse ano. “A arrecadação de 2023 da cota única foi muito boa, pois superou a arrecadação de 2022, tendo crescimento de 5,06%”, avalia.
Zborowsky acredita que diversos fatores influenciaram para o resultado satisfatório. Entre eles a forte publicidade sobre os prazos e formas de arrecadação, além de explicações sobre o destino dos recursos, aplicado em obras e serviços públicos e o lançamento do IPTU digital, que facilitou a impressão da guia de arrecadação.
O sistema DDA, onde o boleto da cota única já estava disponível para débito em conta, podendo ser visualizado em qualquer aplicativo bancário, também foi um diferencial na avaliação do secretário. “A introdução do IPTU digital foi um sucesso em 2023, pois com apenas duas informações (número do cadastro e CPF) é possível emitir as guias do IPTU em sua própria residência, escritório. Muitos contribuintes de Canoas, tem residência aqui, mas moram em outras localidades ou estão viajando, sendo que neste caso, fica fácil acessar os débitos”, esclarece.
Mas ele acredita que o que mais chamou atenção foi o valor. “A ótima gama de descontos para quem realizasse o pagamento antecipado na cota única, podendo chegar a 15%, sendo um dos maiores da região metropolitana”, pontua.
Para o próximo ano, a decisão da Prefeitura é investir em aprimorar o IPTU digital, de forma que cada vez mais os contribuintes possam optar por este meio de impressão e diminuindo a dependência do carnê físico. “Não vamos acabar com o físico, pois temos parcelas da população com pouco acesso à internet e estes vão continuar a receber o carnê físico. Mas a grande parcela vai eleger o IPTU digital e isso vai gerar economia de impressão e reduzir o consumo de papel, ajudando na preservação do meio ambiente”, afirma.