Se Beth Colombo diz, tá dito. A Secretária de Educação procurou o blog para comentar o post da manhã desta terça-feira, 24, que especulava um plano para convencer a deputada federal eleita Franciane Bayer, moradora de Canoas, a disputar a prefeitura pela sigla. “Nosso foco é eleger uma bancada maior em 2024”, antecipa.
Em política, o ‘dito’ e o ‘não-dito’ tem forças estratégicas equivalentes. É verdade que o Republicanos quer uma bancada maior: bateu na trave em 2020, elegendo só um em 21. Prepara-se para arriscar três no ano que vem e até conseguiu atrair para Canoas o lançamento, agora em fevereiro, do evento Filia 10, que pretende estender sobre a cidade um mutirão de filiação de lideranças e eleitores que comungam das ideias do partido.
O ‘não-dito’, no caso, é exatamente sobre a candidatura à prefeito. Está claro, no movimento de Beth, que o Republicanos não pretende antecipar a discussão que pertence a 2024 para o recém iniciado 2023. Em outras palavras, se tem gente conspirando por candidaturas à sucessão, inclua o Republicanos fora dessa. E se Beth disse, tá dito.