Hospital Universitário de Canoas apresenta resultados de 2022 para a Secretaria Estadual de Saúde

Objetivo é garantir mais transparência sobre as ações da casa de saúde após a intervenção municipal

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Na tarde desta terça-feira (24), representantes do Hospital Universitário de Canoas (HU) e o secretário da Saúde, Aristeu Ismailow, apresentaram o balanço das ações e atendimentos realizados pela casa de saúde para a Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

A apresentação foi conduzida pela diretora-geral Ana Paula Macedo, que destacou a realização de 3.898 cirurgias, 2.841 partos, mais de 600 mil exames e mais de 48 mil atendimentos ambulatoriais ao longo de 2022. “Somos referência para 157 municípios do Estado, variando entre exames, consultas e cirurgias, em 33 especialidades. Todo esse trabalho, assim como a melhoria da imagem da instituição, foi possível a partir da execução de um plano operacional implementado para garantir qualidade assistencial”, pontou.

O secretário Ismailow ressaltou a importância da apresentação para garantir mais transparência sobre as ações do hospital. “Ainda temos que melhorar e sabemos disso. Mas muito já foi feito desde o início da intervenção municipal no HU, em 27 de maio do ano passado. Nosso objetivo é garantir transparência sobre as nossas ações e receber o feedback do Estado sobre os pontos em que o nosocômio precisa melhorar”.

Entre as ações iniciais apresentadas estavam a reposição imediata de insumos e medicamentos, o combate ao déficit de mais de 200 profissionais, não havia comissões no HU, reabertura de leitos bloqueados e salas do Bloco Cirúrgico, entre outras, foram apresentadas para a secretária Estadual de Saúde, Arista Bergamann, que agradeceu a reunião. “É muito importante reuniões como essa para alinharmos detalhes e estarmos sempre atualizados sobre os dados e ações do Hospital Universitário de Canoas, que é uma referência no Estado e, principalmente, para as cidades da Região Metropolitana”, disse.

Mais 120 dias de intervenção

A Justiça do Rio Grande do Sul concedeu mais 120 dias de intervenção no Hospital Universitário de Canoas (HU) para a Prefeitura Municipal. A decisão foi emitida pela 2ª Vara Cível da Comarca de Canoas e é válida a partir de 4 de fevereiro, um dia após o prazo final da intervenção, iniciada dia 27 de maio de 2022.

A medida do judiciário garante tempo para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizar o edital de contratação da nova empresa que fará a gestão do HU de forma definitiva. O prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, agradece a decisão. “Estamos elaborando o termo de referência com a ajuda do Tribunal de Contas do RS justamente para evitar que erros do passado voltem a acontecer. A medida do Judiciário nos alegra, pois reconhece o nosso esforço e compromisso de realizarmos um processo dentro da legalidade, limpo e transparente. Essa é e continuará a ser a marca do nosso governo”, disse. 

Números do Balanço 2022 do HU:
Especialidades: 33
Municípios de Referência: 157
Partos: 2.841
Cirurgias: 3.898
Internações UTIs: 1.852
Internações Pediátrica: 2.604
Internações Adulto: 3.055
Internações Saúde Mental: 332
Exames: Mais de 600 mil exames
Atendimentos no Ambulatório: Mais de 48 mil atendimentos
Atendimentos do Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) HU: 1.001

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!