Vai ter carnaval em Canoas esse ano! A informação foi confirmada com exclusividade para a coluna.
Desde 2018 a cidade não tem um Carnaval competitivo. Este ano, a festividade volta ao Parcão e promete novidades, embora ainda ocorra em formato de transição. Os detalhes serão discutidos em uma reunião das entidades com o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, às 10h desta sexta-feira (27).
O investimento será em torno de R$ 328.203,52, divididos entre emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura. “Será um carnaval de reestruturação. Um evento não competitivo, permitindo uma remobilização maior por parte das entidades carnavalescas, prejudicadas em razão da pandemia e pelos cortes de investimentos no setor”, afirma o secretário municipal de Cultura, Eduardo Paim.
Atualmente, a cidade conta com oito Escolas de Samba, sendo quatro do grupo de acesso e quatro do grupo especial, que participarão do desfile previsto para o mês de abril. “As entidades receberão apoio por meio de um cachê pago em parte por emenda parlamentar e parte pelo município de Canoas”, destaca Paim.
As Escolas de Samba se organizam desde outubro de 2022 para montar o que será apresentado na avenida. Ao menos três escolas já confirmaram participação e anunciaram seus enredos.
A Nenê da Harmonia, atual campeã, homenageará o Babalorixa César de Xangô com o título “Axé que estremece a terra fé que clareia o céu é Trovão do Rei Xangô pra Anunciar Pai César Pimentel”.
Rosa Dourada, vice-campeã, traz “A lenda africana da Rosa Dourada” como tema. Já a campeã do grupo de acesso, Escola de Samba dos Soares, pretende levar a resistência para o desfile. “Vim, vi e Venci! Soares canta e se encanta com a Resistência do Carnaval de Canoas!” é o tema.
Mais informações após a reunião, que deve trazer os detalhes de como tudo irá funcionar.