RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Diretoria da Trensurb deve ser trocada no final de fevereiro: canoense segue o ‘ficha 1’ para presidĂȘncia

ArticulaçÔes polĂ­ticas que pĂ”e Nelsinho MetalĂșrgico no comando da empresa que administra o metrĂŽ estĂŁo em curso desde o final do ano passado e ainda devem avançar nas prĂłximas semanas

NĂŁo serĂĄ tĂŁo rĂĄpido que conheceremos o nome do novo presidente da Trensurb S.A., a empresa pĂșblica federal responsĂĄvel pela administração da Ășnica linha metrĂŽ no Rio Grande do Sul. Embora as articulaçÔes polĂ­ticas estejam bem avançadas e o nome do ex-deputado estadual e ex-vereador canoense Nelsinho MetalĂșrgico siga encabeçando a lista de apostas para o comando da estatal, um necessĂĄrio procedimento administrativo impede uma posse imediata: o nome dos novos diretores precisam ser submetidos ao conselho de administração da companhia e a prĂłxima reuniĂŁo do colegiado sĂł acontece no final de fevereiro.

Esse é o prazo para que sejam superadas algumas costuras políticas. O blog soube que os ministros Alexandre Padilha, da Secretaria de Governo, e Rui Costa, da Casa Civil, estão cuidando do assunto. Um assessor do ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, também participa das discussÔes e acompanha as nomeaçÔes para todos os postos federais no Estado. Além da Trensurb, as diretorias do Grupo Hospitalar Conceição e do Centro Federal de Tecnologia são as posiçÔes mais cobiçadas não só por integrantes dos quadros petistas, mas também de partidos aliados.

No caso do trem, Nelsinho tem a concorrĂȘncia do companheiro de partido Fernando Marroni, que foi prefeito de Pelotas e deputado federal, mas hoje estĂĄ terminando um mandato na Assembleia Legislativa gaĂșcha para o qual nĂŁo fora reeleito. Marroni tambĂ©m aparece cotado para um cargo ligado ao MinistĂ©rio da CiĂȘncia e Tecnologia e pode, portanto, sair do pĂĄreo.

Aliados do governo Lula, como MDB, chegaram a apresentaram a intenção de comandar a Trensurb – aliĂĄs, seguir no comando, jĂĄ que o atual presidente, Pedro Bisch Neto, Ă© emedebista. O partido, no entanto, nĂŁo deve permanecer. O MDB gaĂșcho nĂŁo apoiou a eleição petista e uma fonte ligada ao Planalto indicou ao blog que, por conta disso, nĂŁo deve ser contemplado com postos federais de grande visibilidade.

Outro ponto que ainda emperra o anĂșncio da presidĂȘncia da Trensurb Ă© a composição da diretoria da companhia. Partidos como o PV jĂĄ tiveram a sinalização de que poderĂŁo ser contemplados nos escalĂ”es abaixo do comando geral, mas ainda dependem da formalização das indicaçÔes. ApĂłs essa etapa, cada nome Ă© submetido a uma verificação de segurança institucional e ainda precisa se enquadrar na recente Lei das Estatais, que impede a posse imediata de dirigentes partidĂĄrios em cargos de ponta nas estatais.

Neste caso, o fato da reunião do Conselho de Administração acontecer somente no final de fevereiro, é um aliado.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte pĂșblico Ă© um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cĂĄ

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ prĂ©-JJ: secretĂĄrios deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissĂŁo do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | NĂŁo esperem anĂșncios bombĂĄsticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato estĂĄ sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestĂŁo' por partidĂĄrios de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a Ășnica certeza Ă© que Nedy subirĂĄ as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirå mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: ConteĂșdo protegido!