RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | O ‘top 10’ da reforma administrativa: governo com cada vez mais cara de Nedy

Jå estå na Cùmara projeto que muda estrutura do governo, cria a Secretaria de LicitaçÔes e abre possibilidade de maior participação de servidores de carreira em cargos de chefia

Com o ano legislativo prestes a começar, o prefeito Nedy de Vargas Marques estĂĄ em busca do ‘amĂ©m’ da CĂąmara para uma profunda reforma da organização do governo. É o que pretende o Plano de Modernização Administrativa – nome sugestivo que, trocando em miĂșdos, quer dizer que o governo Nedy ficarĂĄ cada vez mais com cara de Nedy.

A atual estrutrura administrativa da prefeitura foi aprovada em janeiro de 2021 em sessĂŁo extraordinĂĄria a pedido do prefeito recĂ©m empossado na Ă©poca, Jairo Jorge. Com o afastamento de JJ, tanto ele quanto Nedy sopraram a ideia de criar uma Secretaria de LicitaçÔes que fosse integralmente formada por servidores de carreira. Dez meses apĂłs o ‘furacĂŁo’ Copa Livre, a secretaria ganha forma no projeto jĂĄ em mĂŁos dos vereadores canoenses.

Nedy, no entanto, foi alĂ©m. NĂŁo sĂł na pasta das LicitaçÔes, mas em todos os postos de chefia do governo hĂĄ possibilidade de nomeação de servidores de carreira. “A maioria das mudanças prevĂȘ a possibilidade de execução das atividades por servidores de carreira, o que diminui o custo da remuneração do cargo e o custo total com pessoal”, disse o assessor jurĂ­dico do Gabinete do Prefeito, MatusalĂ©m Felipe Morales.

O Escritório de Comunicação do Governo preparou uma lista com os 10 principais pontos da proposta, que o blog reproduz. Confira:

1. Criação da Secretaria de LicitaçÔes, composta somente por funcionĂĄrios de carreira e responsĂĄvel pela gestĂŁo de todos os processos licitatĂłrios. A pasta fiscalizarĂĄ o bom uso do dinheiro pĂșblico evitando desvios de conduta.

2.Efetivação da Secretaria de Bem-Estar Animal dentro da gestĂŁo municipal. De Especial, ela passa a ser do mesmo porte de secretarias finalĂ­sticas, como SaĂșde, Obras, entre outras. Nome muda para Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal.

3. Fortalecimento da Controladoria-Geral do MunicĂ­pio (CGM) com a criação de uma diretoria especĂ­fica para controle dos contratos na ĂĄrea da saĂșde. Ainda conta com outras diretorias, entre elas, de Ética, Ouvidoria e TransparĂȘncia.

4. Fortalecimento do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que deixa a Segurança PĂșblica e passa para a Procuradoria-Geral do MunicĂ­pio (PGM). SerĂĄ intensificada a defesa dos direitos e o combate a possĂ­veis abusos praticados.

5. Atuação do Conselho Tutelar serå reforçada com a vinculação direta à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O órgão estå ligado, hoje, à Controladoria-Geral do Município (CGM).

6. A Secretaria Especial de Políticas Transversais (SEPT) une as coordenadorias das políticas ligadas aos direitos humanos. São elas: de Defesa Civil, da Diversidade e das Comunidades Tradicionais, da Pessoa Idosa, da Igualdade Racial e dos Imigrantes, de Inclusão, da Juventude, de Políticas para as Mulheres e de RelaçÔes Comunitårias.

7. Aumento no apoio ao trabalho administrativo, operacional e estratégico das subprefeituras, por meio da Secretaria Especial de Gestão Distrital (SEGD). Estå incluso todo o suporte contratual de materiais, måquinas e serviços.

8. Maior qualificação da comunicação institucional da Prefeitura com a exigĂȘncia de maior formação acadĂȘmica dos servidores da Secretaria Especial de Comunicação (SECOM). A pasta aperfeiçoa e substitui o EscritĂłrio de Comunicação (ECOM).

9. Valorização dos servidores de carreira no Canoasprev com a exigĂȘncia que o presidente seja servidor do quadro (efetivo ou aposentado) e criação da Diretoria de PrevidĂȘncia Social (tambĂ©m somente com funcionĂĄrios de carreira).

10. Melhoria dos serviços de tecnologia com a criação da Secretaria Especial de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). Melhorias no Poder PĂșblico estĂŁo previstas em infraestrutura, equipamentos, segurança de dados, redes, telecomunicaçÔes, licenças e suporte.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte pĂșblico Ă© um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cĂĄ

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ prĂ©-JJ: secretĂĄrios deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissĂŁo do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | NĂŁo esperem anĂșncios bombĂĄsticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato estĂĄ sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestĂŁo' por partidĂĄrios de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a Ășnica certeza Ă© que Nedy subirĂĄ as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirå mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: ConteĂșdo protegido!