Em política, tudo são sinais. E Nedy de Vargas Marques dá os seus ao nomear o ex-prefeito, ex-secretário e ex-deputado Faisal Karam para sua assessoria especial dias antes de confirmar a agenda do governador Eduardo Leite em Canoas, nesta terça. Se não estava claro antes, parece que agora reluz: o prefeito em exercício está indo para o PSDB. Esse é o furo ou a barrigada do blog – somente os dias por adiante nos darão certeza, para um lado ou para outro.
Que Nedy está descontente com o Avante, todos sabem. Institucionalmente, o partido é parceiro de Jairo Jorge mais do que do prefeito em exercício. Presente em praticamente toda a campanha de outubro do ano passado, tirou o pé nas últimas semanas com a desculpa perfeita de ter que cuidar do governo. De lá para cá, até com o PT se reuniu falando em filiação. O coração de Nedy, no entanto, pulsa por um partido de centro no espectro político gaúcho – um partido que lhe dê um altar para chamar de seu, mas que não queira lhe ensinar a rezar a missa, coisa que o PT certamente faria.
O caminho natural de Nedy está entre o MDB que já foi sua casa por longos anos e o PSDB de Eduardo Leite. Como em política tudo são sinais, reputo que a visita do governador nesta terça, para o lançamento da campanha de vacinação em Canoas, seja fruto dessa aproximação. A nomeação de Faisal Karam, amigo do governador e seu secretário de Educação na primeira gestão, facilita essa conclusão. Quem conhece Nedy sabe que ele costuma ‘cevar’ cada decisão com longas noites de sono, mas depois que a toma, está resolvido. Bom, acredito que agora esteja.