Enquanto avançam as obras para que se atinja o patamar de 99% de cobertura de esgoto tratado em Canoas nos próximos 10 anos, um problema vem sendo apontado pelo vereador Airton Souza (MDB) a respeito das ligações das moradias na rede: o custo. Levantamento feito por ele indica que as obras de conecção às redes não saem por menos de R$ 600, podendo chegar a R$ 1 mil em alguns casos – fora o custo de reformar calçadas, pisos, jardins ou o que quer que tenha que ser aberto para passar o cano que leva embora os dejetos sanitários da casa de cada um.
O problema tem se agravado porque as obras precisam ser contratadas pelo próprio morador. Aí surgiu a ‘indústria dos aproveitadores de plantão’, distribuindo panfletos dizendo que tem até tal dia para fazer a ligação, que vão cortar a água, que a multa é muito pior e assim por diante. Famílias em pânico são alvos mais fáceis, por certo. E mesmo que para o futuro da cidade seja essencial que todos se conectem à rede, econômica e socialmente falando, organizar um jeito de esse custo não quebrar famílias que já sofrem para por o pão sobre a mesa parece uma causa justa.
Airton teve essa conversa com o governador Eduardo Leite, na terça, 14. Eles se encontraram durante a solenidade no Lar São Jose em que se abriu a vacinação bivalente para idosos em casas asilares contra a Covid-19. No final da cerimônia, Airton aproveitou um minuto com o governador para lhe pedir que a Corsan fizesse as ligações ou que uma linha de crédito fosse aberta para financiar as obras – tudo cobrado em parcelas na própria conta de água. Em 24 vezes, se for possível. Um jeito de facilitar a vida de quem ganha menos e, ao mesmo tempo, avançar na cobertura de esgoto tratado na cidade.
“O governador se mostrou bem sensível à questão e prometeu nos dar uma resposta em alguns dias sobre essa demanda”, disse Airton. Em março, o vereador pretende chamar uma grande reunião com moradores da Vila Cerne no ginásio Martin Luther King para falar exatamente sobre a importância das ligações à rede de esgoto. “Seria bom se pudéssemos nessa reunião dar essa boa notícia para as pessoas”, adianta.