CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
Inteligente, concentrado, com facilidade para aprender e dedicado em tudo aquilo que se propõe. Assim é o filho de José Angelino e Adriana Cristina Camargo dos Santos, o estudante do sétimo ano da Escola Municipal Hélio Fraga, Felipe Gabriel Camargo dos Santos, 12 anos. Ele foi o único morador de Nova Santa Rita a ter destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) do ano passado. Ele recebeu a menção honrosa pela participação.
Segundo a mãe do garoto, Adriana, Felipe sempre foi estudioso e gosta de conhecer coisas novas. “Quando não está na escola, ele aproveita para brincar e estudar através de vídeos das matérias na internet”. Não é a primeira vez que ele é destaque. No ano passado, com o projeto “Mini Planetário”, ele ganhou o 1° Lugar na Feira Multidisciplinar do município.
O adolescente conta que não estudou, especificamente, para a olimpíada. Quando participou e foi para a segunda fase, foi buscar conhecimento e entender como funcionava a Obmep. “Eu ganhei ‘apenas’ uma citação, mas foi minha primeira vez e eu não sabia sobre ela. Depois das férias e, as vezes durante elas, recebi muitos elogios pela prova. Fiquei feliz e um pouco surpreso”. Felipe afirma que gosta muito de estudar. “Pretendo, na próxima vez, dar o meu máximo, só que dessa vez irei sabendo como é a prova”.
Investimento que dá resultado
O prefeito Rodrigo Battistella elogia a dedicação do garoto. “É muito bom quando vemos estudantes da rede pública se destacando pela inteligência, perspicácia e força de vontade. Nós temos investido forte na educação de nosso município, temos a primeira Sala Maker do RS, as telas interativas, damos o kit de material completo, de mochila a tênis, aos poucos vemos os resultados”.
A titular da Secretaria de Educação e Cultura de Nova Santa Rita, Maria Rita Feijó, a prioridade da gestão é investir na educação e proporcionar igualdade de ensino. “Essa é a prova de que é possível fazer uma boa gestão pública. Nós trabalhamos para assegurar um ensino inclusivo, equitativo e de qualidade para que os resultados surjam, como esse. Ficamos muito felizes com a conquista, assim como os colegas e equipe de educadores do colégio Hélio Fraga”.