Pesquisa prevĂȘ alta de empregos em restaurantes neste ano

Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizado no mĂȘs de janeiro com 1.748 empreendedores de todo paĂ­s mostrou que 33% deles afirmaram que vĂŁo aumentar o quadro de funcionĂĄrios neste ano. No ano passado, segundo IBGE, o setor abriu 115 mil novos postos de trabalho no paĂ­s.   

A previsão de alta de empregos se då em um momento em que o setor registra aumento de faturamento. Em dezembro de 2022, segundo a Associação, pelo menos 59% das empresas do setor registraram aumento de faturamento, em relação ao mesmo período de 2021.

Outra pesquisa, realizada pela Acom Sistemas, mostra que 2022 foi o ano da recuperação do setor de alimentação fora do lar, que sofreu vårios desafios por conta da pandemia da Covid-19. Segundo os dados, o volume de vendas no ano passado superou em 82% o volume de 2019, no período pré-pandemia. Em relação a 2021, o aumento do volume de vendas foi de 49%.

A recuperação do setor de alimentação fora de casa e a possibilidade de abertura de novas vagas Ă© animadora, especialmente por ser um segmento que costuma dar oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social. Com 10 anos de experiĂȘncia na ĂĄrea de Gastronomia, a chef Luciane Soveral DÂŽAviz atua como mentora em cursos, com foco em confeitaria, para iniciantes que querem atuar em cozinhas de restaurantes.

Ela explica que para pessoas em vulnerabilidade social, os cursos costumam ajudar na entrada do mercado de trabalho e como condutores de uma maior integração social. “Estes cursos geralmente consistem em ensinar tĂ©cnicas bĂĄsicas de cozinha, padaria ou confeitaria. Iniciando os candidatos em uma nova profissĂŁo e, na maioria das vezes, os alunos se formam com um emprego garantido. Muitas vezes, os cursos garantem o estabelecimento de um novo padrĂŁo social para o indivĂ­duo e, muitas vezes, para a famĂ­lia toda”, enfatiza. 

A chef instrutora confirma que hoje a demanda por vagas de trabalho no setor de restaurante Ă© grande. “Muitas vezes, os empregadores nĂŁo exigem um currĂ­culo extensivo para ocupar estas vagas, no entanto, os candidatos podem ter um currĂ­culo mais competitivo com um curso de tĂ©cnicas bĂĄsicas de cozinha”, ressalta.

Faturamento do setor de bares e restaurantes cresceu mais que inflação

Outro dado coletado pela pesquisa da Abrasel mostra que 44% dos empresårios entrevistados afirmaram que seu faturamento cresceu mais que a inflação em 2022. Para 12%, o resultado do ano passado acompanhou a inflação. Outros 11% afirmaram que o crescimento ficou abaixo da inflação, para 10% que não cresceu nada e outros 10% afirmaram que o faturamento caiu em comparação com 2021.

Além disso, em relação às expectativas para este ano, 66% afirmaram acreditar que o faturamento em 2023 cresça acima da projeção de inflação, de 5,36%. Outros 16% esperam que acompanhe a inflação, 5% acreditam que cresça menos, 8% que mantenha o valor de 2022 e 4% preveem queda de faturamento.

Em relação aos preços, 40% disseram que em 2022 fizeram reajustes conforme a média da inflação, outros 27% fizeram reajuste abaixo do índice, 23% não conseguiram fazer reajustes e apenas 10% aumentaram os valores do cardåpio acima do índice de inflação.

A pesquisa da Abrasel mostrou ainda que, apesar do faturamento maior, as empresas do setor de alimentação ainda estĂŁo em busca de cobrir os prejuĂ­zos amargados durante a pandemia da Covid-19. Pelo menos 70% dos empresĂĄrios afirmaram que hoje tĂȘm emprĂ©stimos contratados, com inadimplĂȘncia de 23% entre aqueles que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 13% entre os que aderiram ao Programa Nacional de Apoio Ă s Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!