Mestre Dindo de Canoas recebe Berimbau de Ouro para coroar trabalho social de persistĂȘncia e resistĂȘncia

Dindo começou a trajetória na capoeira na década de 80 em Canoas

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

JosĂ© Rodolfo Carrinho Viana, mais conhecido como Mestre Dindo, embarca na tarde desta quarta-feira (1°) para receber o Berimbau de Ouro em Salvador. O prĂȘmio vem para coroar um trabalho social marcado pela persistĂȘncia e resistĂȘncia.

Dindo começou a trajetĂłria na capoeira na dĂ©cada de 80 em Canoas. Os primeiros passos foram com o Mestre MacaĂŽ em 1981. PorĂ©m, em 83, o primeiro professor retornou para a sua terra natal e desde entĂŁo o premiado estĂĄ sob os ensinamentos do “Mestre Nî”. Em 1986, ele começou a dar aulas de capoeira para a comunidade dos bairros EstĂąncia Velha e Guajuviras.

Trabalho social hĂĄ mais de 35 anos

Desde a invasão do Guajuviras, José abriu a sua escola de capoeira no bairro e nunca mais parou de ensinar. Atualmente, ele soma mais de 500 alunos nas cidades de Canoas, Araricå, Esteio, Garibaldi, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e em cidades de Santa Catarina.

AlĂ©m disso, a capoeira do Mestre Dindo rompeu fronteiras. Ele ministrou aulas na Inglaterra, ItĂĄlia, Uruguai e atĂ© na RĂșssia.

Para manter o trabalho social, JosĂ© trabalha como vigilante porque quase nĂŁo recebe ajuda de ĂłrgĂŁos pĂșblicos. Fora do expediente ele se dedica a dar aulas em comunidades carentes. “JĂĄ perdi as contas de quantas crianças tirei de situação de vulnerabilidade social”, afirma.

InfluĂȘncia nas ruas

Mestre Dindo é um dos realizadores de rodas de capoeira nas ruas de Canoas. Na rotina dele, estão vårias. São elas: roda do Calçadão de Canoas que ele realiza hå mais de 27 anos; roda da Avenida 17 de Abril no Guajuviras; roda da passarela da Estação Mathias Velho do Trensurb, e a roda da Prainha do Paquetå no dia 2 de fevereiro.

PorĂ©m, tem uma roda que Ă© especial: a do mĂȘs da consciĂȘncia negra que dura 10 horas e marca tambĂ©m o aniversĂĄrio do mestre.

Tradição

Lembra do “Mestre Nî” do inĂ­cio da reportagem? O Mestre Dindo Ă© o aluno mais velho em atividade no Grupo de Capoeira Angola Palmares. Ele coordena um grupo que tem, atualmente, sete mestres de 1ÂȘ grau formados recentemente, trĂȘs contramestres e 10 professores.

Todas as formaçÔes do grupo sĂŁo frutos de um ĂĄrduo trabalho social de resistĂȘncia e persistĂȘncia. Nas comunidades, ele leva o seguinte lema: “Capoeira sem preconceito, Capoeira na Roda e Capoeira na Vida.”

Berimbau de Ouro

O prĂȘmio Ă© dado para quem se destaca em projetos sociais e açÔes que elevam a arte da capoeira como esporte e cultura afro. O evento acontece entre os dias 2 e 5 de março em Salvador, na Bahia. A cidade Ă© conhecida como a capital mundial da capoeira.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!