A crise nas emergências da capital já refletiu em Canoas esta semana, com o anúncio, na quarta-feira, 15, de suspensão das cirurgias eletivas na cidade até domingo. Nesta sexta, 17, o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques de um passo à frente, reinaugurando 12 leitos de urgência e emergência no Hospital Nossa Senhora das Graças, o Gracinha. Dados da Secretaria da Saúde apontam que, mesmo com os novos leitos, o Gracinha continua em quadro de superlotação: 350% dos leitos disponíveis por lá estão ocupados.
Os leitos reabertos ficam na ala que sofreu as maiores avarias com a microexplosão de agosto do ano passado. “Neste momento, é essencial esta novidade pois todos os hospitais da região estão enfrentando problemas de superlotação e de falta de leitos”, disse Nedy, em visita às obras de reforma. Já o secretário de Saúde, Aristeu Ismailow, antecipa que outros 21 leitos serão reabertos nos próximos dias. “O temporal de agosto destruiu o telhado e o teto desta área, danificando muito esses quartos. Como podem ver, está tudo reformado e novo, garantindo que logo mais chegaremos a 33 novos leitos e reafirmando o nosso trabalho diário em investir na saúde dos canoenses e de todos que têm em Canoas como referência”, explicou o secretário.
Novo espaço e ampliação dos serviços de oftalmologia
Além de novos leitos, o Graças está concluindo a reforma de outro espaço que abrigará todos os serviços de oftalmologia do hospital. Serão cerca de 300m² que contará com quatro consultórios, uma sala para a realização de exames, duas salas de espera, e uma sala administrativa. Atualmente, a casa de saúde realiza 2 mil atendimentos por mês e quase 20 mil exames oftalmológicos.
Com informações da Secom/PMC.