Aumento de 11% nas invasões a condomínios alerta para a segurança

O estado de São Paulo registrou uma média de 12 mil ataques por mês a casas e condomínios, entre 2014 e 2018, segundo dados do Sistema de Informações Criminais (Infocrim). Já no primeiro semestre de 2022, houve um aumento de 11,09% nos casos de furtos e roubos, um total de 2.494 ocorrências.

O cenário é preocupante não apenas para os condôminos, mas para todos os envolvidos: síndicos, administradores, funcionários e prestadores de serviços. As estratégias usadas pelos assaltantes são variadas, e nem todas as medidas de segurança pública são suficientes para combatê-las. Além disso, muitos condomínios ainda não dispõem de sistemas de segurança eficazes, contribuindo para o aumento dos casos.

Principais riscos de segurança em condomínios

Os riscos de segurança em condomínios são preocupações constantes para síndicos, administradores e moradores. A invasão do perímetro, quando as pessoas tentam burlar a segurança para acessar a área ao redor das casas e/ou prédios, é uma das ameaças mais comuns.

Além disso, há o risco de acesso não autorizado pela portaria, em que indivíduos mal-intencionados intentam entrar no local. Os furtos e roubos às residências e o sequestro de moradores são outras possibilidades que geram significativa preocupação.

No mais, a quebra de confiança, a perturbação da ordem e o vandalismo são situações que podem impactar negativamente a vida dos condôminos. Por isso, é fundamental que medidas efetivas de segurança sejam adotadas para minimizar esses riscos.

Soluções e tecnologias aplicadas à segurança condominial

O controle de acesso é uma das principais soluções para garantir a segurança em condomínios, visto que possibilita gerenciar a entrada e saída de visitantes, garantindo a liberação somente após checagem e autorização. Essa medida é fundamental para mitigar riscos de ações criminosas.

O controle de acesso pode ser realizado de diversas formas, com portaria remota ou física, empregando tecnologias como TAGs e biometria. Além disso, existem outros dispositivos aplicados à segurança condominial, como sistemas de câmeras de vigilância, alarmes, cercas elétricas, que ajudam a reforçar a proteção.

O monitoramento e a segurança eletrônica se tornaram soluções imprescindíveis. O sistema de circuito interno de televisão (CFTV) é uma das ferramentas mais comuns, por meio de câmeras instaladas para cobertura perimetral completa e monitoramento 24 horas. Alarmes e sensores de movimento também são adicionados ao sistema, para identificar ameaças imediatamente.

Com a crescente demanda em segurança condominial, empreendedores imobiliários e administradores de condomínios estão investindo em tecnologias e soluções de segurança. Além do uso de equipamentos, como câmeras de segurança e alarmes, a contratação de empresas de segurança privada é uma opção eficaz na otimização de recursos e na implementação de projetos estratégicos de segurança.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!