Tribunal de Justiça, Governo do Estado e prefeitos gaúchos estiveram nesta segunda-feira, 20, à tarde no ato que formalizou o repasse de R$ 86 milhões da justiça estadual para atendimento, diagnóstico e cirurgias oncológicas no RS. O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, era um dos presentes. O Hospital Nossa Senhora das Graças, que atende ao serviço no município, receberá cerca de R$ 2,1 mihões para realizar aproximadamente 4,5 mil exames e cirurgias de câncer. “É uma louvável iniciativa do Tribunal de Justiça do RS, que vai possibilitar a redução do tempo de espera para consultas, exames e cirurgias, fortalecendo o enfrentamento ao câncer em Canoas e no estado. Vai ao encontro de um dos pilares do nosso governo, que é salvar vidas”, disse Nedy.
“Com certeza vai nos ajudar com esta patologia. Iremos trabalhar incansavelmente para fazer a nossa parte e ajudar neste nobre objetivo de zerar a fila de espera e combater o câncer, seja para os canoenses ou para a população dos mais de 150 municípios que somos referência”, destacou o secretário municipal de Saúde, Aristeu Ismailow.
De acordo com o Governo do Estado, os recursos serão investidos na ampliação de exames e diagnósticos, na aquisição de insumos e medicamentos e na realização de cirurgias oncológicas, especialmente nos casos com maior demanda, como câncer de mama, de próstata, de pulmão, de colorretal e de útero. Vale lembrar que a fila por atendimentos oncológicos no Estado foi agravada pela pandemia de covid-19. Dados da equipe técnica da Secretaria de Saúde do RS estimam que, até 2025, o Estado terá mais de 52 mil novos casos da doença, dos quais 40% poderão ser de mulheres acometidas por câncer de mama.
Os recursos destinados aos hospitais são fruto de contingenciamento no orçamento do Tribunal de Justiça e economia de gastos com processos eletrônicos, principalmente. Em seu discurso, o governador Eduardo Leite saudou a iniciativa do Judiciário, que proveu uma doação à Saúde do Estado. “O gesto do Judiciário demonstra compromisso com a sociedade gaúcha. Que bom que podemos somar esforços nessa direção, entendendo como cada um pode fazer a sua parte. Milhares de vidas serão tocadas por essa ação que hoje consolidamos”, afirmou.
Com informações da Secom/PMC e Palácio Piratini.