CANOAS | Recurso que era do TJ vai agilizar diagnóstico e cirurgias de câncer para 4,5 mil canoenses

Prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques participou de ato no Tribunal de Justiça que destinou recursos para hospitais gaúchos

Tribunal de Justiça, Governo do Estado e prefeitos gaúchos estiveram nesta segunda-feira, 20, à tarde no ato que formalizou o repasse de R$ 86 milhões da justiça estadual para atendimento, diagnóstico e cirurgias oncológicas no RS. O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, era um dos presentes. O Hospital Nossa Senhora das Graças, que atende ao serviço no município, receberá cerca de R$ 2,1 mihões para realizar aproximadamente 4,5 mil exames e cirurgias de câncer. “É uma louvável iniciativa do Tribunal de Justiça do RS, que vai possibilitar a redução do tempo de espera para consultas, exames e cirurgias, fortalecendo o enfrentamento ao câncer em Canoas e no estado. Vai ao encontro de um dos pilares do nosso governo, que é salvar vidas”, disse Nedy.

“Com certeza vai nos ajudar com esta patologia. Iremos trabalhar incansavelmente para fazer a nossa parte e ajudar neste nobre objetivo de zerar a fila de espera e combater o câncer, seja para os canoenses ou para a população dos mais de 150 municípios que somos referência”, destacou o secretário municipal de Saúde, Aristeu Ismailow.

De acordo com o Governo do Estado, os recursos serão investidos na ampliação de exames e diagnósticos, na aquisição de insumos e medicamentos e na realização de cirurgias oncológicas, especialmente nos casos com maior demanda, como câncer de mama, de próstata, de pulmão, de colorretal e de útero. Vale lembrar que a fila por atendimentos oncológicos no Estado foi agravada pela pandemia de covid-19. Dados da equipe técnica da Secretaria de Saúde do RS estimam que, até 2025, o Estado terá mais de 52 mil novos casos da doença, dos quais 40% poderão ser de mulheres acometidas por câncer de mama.

Os recursos destinados aos hospitais são fruto de contingenciamento no orçamento do Tribunal de Justiça e economia de gastos com processos eletrônicos, principalmente. Em seu discurso, o governador Eduardo Leite saudou a iniciativa do Judiciário, que proveu uma doação à Saúde do Estado. “O gesto do Judiciário demonstra compromisso com a sociedade gaúcha. Que bom que podemos somar esforços nessa direção, entendendo como cada um pode fazer a sua parte. Milhares de vidas serão tocadas por essa ação que hoje consolidamos”, afirmou.

Com informações da Secom/PMC e Palácio Piratini.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!