BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Programa transforma agricultores em guardiões da água

Entre outras ações, produtores rurais protegem vertentes e leitos dos rios para melhorar a qualidade do abastecimento e ampliar o volume de água

Neste Dia Mundial da Água, a data convida para reflexão sobre hábitos de racionalização, mas também inspira consciência diante de práticas de ESG que têm mudado a vida no campo. É o caso do programa AOBe Water, aplicado em 97 municípios do RS, SC e PR, que preserva nascentes melhorando a qualidade da água desde julho de 2022. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Alliance One Brasil e a Imperial Brands.

Para proteger 32 fontes e 20 poços, são adotadas práticas de conservação e recuperação do solo, assim como da mata ciliar em torno das vertentes. Favorecendo a infiltração da água no solo, são recriadas as condições ambientais para reter os agentes contaminantes. Os agricultores isolam a área em volta dos leitos dos rios para restringir o acesso de pessoas e animais, cercando o local para proteção. Também há a reposição da floresta com plantio de matas ciliares, no entorno das bacias, para proteção natural das águas. O projeto conta com apoio e instruções dos órgãos governamentais autorizados legalmente para as intervenções.

Donos de uma área de 3 hectares, da qual 60 por cento é destinada ao plantio do tabaco, os paranaenses Jacir Antonio da Silva e Soeli Molleta da Silva lembram que a adesão ao projeto foi de imediato e serviu de inspiração para outros agricultores da região. “No início, tinha agricultor que não queria participar porque achava que, se mexesse na água, poderia estragar a produção. Hoje, depois que viu o nosso exemplo, tem gente que nos procura com interesse em fazer parte. É a melhora da qualidade de vida”, afirma o agricultor.

Novas caixas d’água e cisternas

Em caso de desabastecimento, caixas d’água resolvem a necessidade por algum tempo. Por isso, o programa contemplou 49 famílias no Rio Grande do Sul com reservatórios de polietileno, além da construção de cisternas – em que a água armazenada pode ser utilizada na limpeza, na irrigação e no sistema sanitário, reduzindo em até 50% o consumo da água potável.

A construção de sanitários e fossas sépticas também integra o programa, em 16 localidades que não possuem rede de tratamento de esgoto. As fossas atuam diretamente na água vinda dos vasos sanitários, possibilitando que essa água seja devolvida ao meio ambiente com o mínimo de impacto ambiental. Essas edificações beneficiaram 36 propriedades.

A Alliance One Brasil monitora 100% dos produtores integrados. “Esse monitoramento resulta em uma ampla coleta de dados, abrangendo escopos sociais, ambientais e de governança. Assim, identificamos propriedades onde há potencial para implantação de melhorias em água potável, saneamento e higiene, oportunizando o desenvolvimento do programa AOBe Water, beneficiando milhares de pessoas”, avalia Carine Schaefer, coordenadora de Sustentabilidade da empresa.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverá vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleições municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na última quarta-feira (24). A certeza de ambos é que Bolsonaro terá atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleições para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto é o novo líder do governo Jairo Jorge na Câmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Câmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital Universitário (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos são do gabinete do Senador Hamilton Mourão (Republicanos).

CANOAS: Jairo Jorge assume prefeitura, troca secretários e anuncia primeiras ações; Saiba quais são

Ele assumiu o posto com grande mobilização em frente ao paço municipal
error: Conteúdo protegido!