Secretaria do Meio Ambiente e UniLasalle lançam parceria para participação em edital milionário

Projeto busca garantir recursos e melhorias ambientais para a Fazenda Guajuviras

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Buscando recursos e melhorias ambientais na Fazenda Guajuviras, a Secretaria do Meio Ambiente e a Universidade Lasalle estão promovendo uma parceria para participação em um edital da Petrobrás. O programa abrange quatro eixos, e prevê a destinação de até R$ 5 milhões para um projeto florestal na área, que passará a ser chamada de Parque Natural Guajuviras.

Como o edital abrange a participação apenas de instituições privadas, a Prefeitura buscou apoio com a universidade, oferecendo a área da Fazenda Guajuviras para que possam ser desenvolvidos projetos ambientais e socioeducativos. O secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, destacou os benefícios que a parceria trará para o local e toda a sociedade.

“Já tínhamos ciência do edital e interesse em participar, mas precisávamos do apoio de uma instituição privada. Ficamos muito contentes com o projeto que está sendo desenvolvido pelo Lasalle, vamos trabalhar em parceria para que tudo possa andar e tenhamos esse recurso investido em uma área ambientalmente tão importante quanto a Fazenda Guajuviras”.

O professor Maurício Pereira Almerão, da Universidade La Salle, destaca como será o andamento do projeto. “A nossa proposta, em parceria com a Prefeitura, é desenvolver o projeto em três frentes. Primeiro recuperar ambientalmente a área, a segunda com a implementação de projetos paisagísticos e arquitetônicos.E por fim, com a estruturação de ações de educação ambiental, com grupos específicos de Canoas”.

Os principais trabalhos a serem desenvolvidos visam projetos de educação ambiental com públicos específicos. No programa da Unilasalle, estão previstas ações voltadas para crianças de 0 a 5 anos, comunidade escolar em geral, comunidades tradicionais, como os quilombolas e pescadores, os apenados da Pecan e os trabalhadores das cooperativas de reciclagem.

Os resultados do edital serão divulgados na metade do ano, com início do projeto previsto para janeiro de 2024, com duração estimada até dezembro de 2026, sendo três anos de trabalho.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!