Como prevenir acidentes de trabalho no Dia da IndĂșstria?

O Dia da IndĂșstria, comemorado em 25 de maio, Ă© uma ocasiĂŁo importante para refletir sobre o papel que o setor industrial desempenha no desenvolvimento econĂŽmico e social de um paĂ­s. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica (IBGE), a indĂșstria representa aproximadamente 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A indĂșstria Ă© responsĂĄvel pela produção de bens de consumo, materiais e equipamentos essenciais para a sociedade. De acordo com o MinistĂ©rio da Economia, em 2020, a indĂșstria brasileira foi responsĂĄvel por mais de 11 milhĂ”es de empregos diretos e indiretos.

Tendo em vista toda a sua grandeza, também é importante pensar na prevenção de acidentes no setor industrial. Seria possível prever comportamentos de forma a evitar acidentes de trabalho?

Existem dados sobre acidentes de trabalho nas indĂșstrias?

Segundo dados do MinistĂ©rio da SaĂșde, em 2020, ocorreram cerca de 575 mil acidentes de trabalho no Brasil. Esses acidentes resultaram em milhares de afastamentos e, infelizmente, tambĂ©m em Ăłbitos. Portanto, a segurança no trabalho deve ser uma prioridade para as empresas, visando preservar a integridade fĂ­sica e a saĂșde dos trabalhadores. 

Como prevenir acidentes de trabalho nas indĂșstrias?

AlĂ©m dos riscos ocupacionais, dados do ObservatĂłrio de Segurança e SaĂșde no Trabalho mostram que a falta de uma cultura preventiva e a negligĂȘncia na gestĂŁo de riscos sĂŁo fatores que contribuem para a ocorrĂȘncia de acidentes de trabalho. “Portanto, Ă© necessĂĄrio que as empresas identifiquem, avaliem e adotem medidas proativas para minimizar os riscos associados Ă s suas atividades”, evidencia o CEO da MAPA, Luciano de Paula. 

De acordo com ele, um ponto que merece destaque Ă© a necessidade de capacitação dos trabalhadores. Inclusive, a Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĂ­lios (PNAD), realizada pelo IBGE, mostra que apenas 37% dos profissionais brasileiros tĂȘm algum tipo de treinamento relacionado Ă  segurança no trabalho. Investir em capacitação e conscientização dos colaboradores pode contribuir para uma cultura de prevenção e reduzir a ocorrĂȘncia de acidentes. É possĂ­vel saber mais sobre o papel do RH na prevenção de riscos de acidentes de trabalho.

“Mas, alĂ©m da capacitação, existem diversas questĂ”es que devem ser levadas em conta. É importante o incentivo Ă s medidas de proteção, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI), contratação de profissionais que estejam alinhados Ă  cultura da empresa, investimento em saĂșde emocional, fiscalização quanto ao cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) e muito mais”, pontua Luciano.

Hoje em dia, tambĂ©m Ă© possĂ­vel afirmar que a indĂșstria impacta o meio ambiente de forma bastante significativa. Segundo o Sistema Nacional de InformaçÔes sobre o Meio Ambiente (SINIMA), o setor Ă© responsĂĄvel por cerca de 21% das emissĂ”es de gases de efeito estufa no Brasil. Essas emissĂ”es contribuem para as mudanças climĂĄticas e a degradação ambiental.

“Nesse sentido, Ă© fundamental que as empresas adotem prĂĄticas sustentĂĄveis, como as prĂĄticas ESG”, acrescenta Luciano. Segundo o MinistĂ©rio do Meio Ambiente, a redução de resĂ­duos, a implementação de tecnologias limpas e a adoção de processos produtivos mais eficientes podem contribuir significativamente para a redução do impacto ambiental da indĂșstria.

É possível evitar acidentes com dados preditivos?

Para o CEO da MAPA, a inovação tecnolĂłgica desempenha um papel importante na promoção da prevenção industrial, permitindo o desenvolvimento de processos mais seguros e eficientes. “Na verdade, a conscientização dos trabalhadores sobre a importĂąncia da prevenção Ă© uma prioridade. Programas de treinamento e capacitação devem ser implementados para que todos estejam cientes dos riscos envolvidos em suas atividades e sejam capazes de adotar medidas preventivas”, relata a diretora da MAPA.

“Hoje em dia, podemos contar com ferramentas, como testes de personalidade, que oferecem dados preditivos, de forma a identificar e monitorar ĂĄreas de risco. Esses dados tambĂ©m podem identificar e monitorar fatores de risco pessoais, como fadiga, distração ou estresse. Com isso, as empresas podem desenvolver e implementar programas de prevenção de acidentes mais eficazes. Da mesma maneira, existem as avaliaçÔes psicossociais, que contribuem de forma efetiva para a prevenção de acidentes de trabalho, mas, principalmente, para a manutenção da saĂșde e qualidade de vida do colaborador dentro do seu contexto de trabalho”, acrescenta.

Por fim, neste Dia da IndĂșstria, Ă© necessĂĄrio reforçar a importĂąncia da prevenção como um pilar fundamental para um setor industrial saudĂĄvel e sustentĂĄvel. Somente por meio de açÔes preventivas e do compromisso conjunto de empresas, trabalhadores e governo, serĂĄ possĂ­vel garantir a segurança dos trabalhadores, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento da indĂșstria.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!