Redes sociais têm impacto significativo na publicidade digital brasileira

O uso de redes sociais tem se tornado uma parte significativa da rotina diária dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Globo de 2022, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos principais países em termos de tempo médio diário gasto utilizando redes sociais, com um período de 3 horas e 46 minutos. Essa colocação deixa o Brasil atrás apenas das Filipinas, que lideram o ranking com um tempo médio diário de 4 horas e 8 minutos dedicados às mídias sociais.

Esses números destacam a crescente popularidade e influência das redes sociais na vida dos brasileiros. Com a expansão da conectividade e o acesso facilitado à internet, cada vez mais pessoas estão se engajando em plataformas como Facebook, I2nstagram, Twitter e TikTok. O tempo significativo dedicado às redes reflete não apenas o interesse dos usuários em se conectar e compartilhar conteúdo, mas também o impacto dessas plataformas na cultura e na sociedade brasileira.

Ainda segundo o estudo do Globo, o Brasil se destaca como o maior mercado de redes sociais da América Latina, atingindo a impressionante marca de 144 milhões de usuários em 2022. Esse número expressivo reflete a importância e o engajamento dos brasileiros nas plataformas digitais. As receitas provenientes de publicidade têm sido o ponto focal para as empresas de tecnologia, que buscam também explorar novas fontes de receitas, como os jogos, em meio a um ambiente competitivo e em constante evolução. Só no Brasil, a publicidade digital movimentou R$ 32,4 bilhões em 2022, um crescimento de 7% ante R$ 30,2 bilhões em comparação com o ano anterior em pesquisa realizada pelo Kantar Ibope e IAB Brasil.

“As redes sociais são um terreno fértil para a publicidade, permitindo conexão direta com o público-alvo. É como se fossem grandes shoppings virtuais, expondo produtos de forma segmentada”, aponta Ágatha Barreto, Diretora Executiva da 220MKT e Especialista em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios.

O estudo da Globo aponta ainda que compreender o consumidor e suas expectativas em relação ao futuro torna-se essencial no atual cenário. No segmento das redes sociais, em particular, é crucial que as marcas invistam significativamente na construção de suas identidades. Os brasileiros, especialmente os mais jovens, dedicam grande parte de seu tempo conectados a essas plataformas: 70% passam de 1 a 6 horas por dia navegando na internet.

Diante desse contexto, as empresas do setor de redes sociais encontram uma oportunidade para fortalecer seus atributos de marca, em especial aqueles relacionados à credibilidade e confiança.

“É fundamental estabelecer imagem sólida, conquistar confiança do público e moldar percepções sobre inovações do setor”, destaca a especialista. “Presença digital deixa de ser opção e se torna obrigação. Certamente o trabalho de agências faz toda a diferença para entender persona e criar conteúdo relevante na plataforma adequada para não perder espaço na competição”, conclui Ágatha Barreto.

Mais informações: https://220mkt.com.br/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!