Varejos investem em dados para reduzir a perda de clientes

Na era em que a experiĂȘncia do cliente Ă© tĂŁo importante quanto a qualidade do produto e demonstra impactos diretos na lucratividade, varejistas apostam na previsibilidade dos dados para compreender o comportamento dos consumidores.

Segundo uma pesquisa feita pela Recurly Research, o setor Ă© o que mais sofre com o churn rate, ou seja, a perda de clientes. A anĂĄlise mostra uma taxa de 6,14% para o abandono voluntĂĄrio, isto Ă©, quando o cliente decide romper seu relacionamento com a empresa. 

Adotando uma postura proativa para detectar o desinteresse do pĂșblico a tempo de reconquistĂĄ-lo, entram em cena as estratĂ©gias de fidelização, guiadas a partir das plataformas de data analytics. 

Estes sistemas utilizam inteligĂȘncia artificial e tĂ©cnicas de aprendizado de mĂĄquina – o AutoML, para analisar grandes volumes de dados e apontar os melhores caminhos contra a perda de clientes. Os algoritmos avaliam desde informaçÔes bĂĄsicas, como os dados demogrĂĄficos, atĂ© aspectos mais complexos sobre os hĂĄbitos do pĂșblico. HistĂłrico de compras, volume de gastos, tempo de navegação no site: tudo isso pode ser avaliado. 

Com base nesses dados, a IA identifica padrĂ”es de comportamento, que oferecem um olhar mais prĂłximo sobre o pĂșblico, com previsibilidade para os varejistas. Ao identificar que os usuĂĄrios estĂŁo propensos a parar de interagir ou migrar para a concorrĂȘncia, as empresas adotam estratĂ©gias especĂ­ficas, contribuindo nĂŁo sĂł para conter a perda de clientes, mas para a distribuição adequada dos investimentos em retenção.

Rafaela Helbing, CEO da Data Rudder, uma empresa especializada em data analytics, destaca a importĂąncia dessas plataformas no varejo: “A anĂĄlise de dados oferece um insight profundo sobre o perfil do cliente, ajudando a direcionar as estratĂ©gias da empresa. Para nĂŁo perder tempo e recursos com campanhas generalizadas, Ă© possĂ­vel orientar suas açÔes para os pĂșblicos com maior potencial de rentabilidade.”

Ela ainda destaca que os dados oferecem clareza para identificar novas oportunidades, como upgrade de venda e venda cruzada. AlĂ©m disso, impactam diretamente, tanto no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como no retorno financeiro trazido pelo pĂșblico retido.

O uso de estratĂ©gias orientadas por dados tem sido um tema recorrente para o varejo e um plano em curso dentro de grandes marcas do mercado nacional. “Empresas que tĂȘm uma cultura data driven, conseguem entender o comportamento do consumidor e ter mais previsibilidade sobre o que pode motivar a perda de clientes. É possĂ­vel entĂŁo tomar uma decisĂŁo em cima disso e agir antes que a estimativa se torne realidade”, explica a cientista de dados

Apesar do varejo ainda nĂŁo integrar completamente palavras como data analytics e machine learning em seu vocabulĂĄrio, implementar plataformas que utilizam essas tecnologias para evitar a perda de clientes Ă© um processo muito mais simples e necessĂĄrio do que se imagina. 

Para começar a adotar essa estratĂ©gia, a Rafaela dĂĄ algumas dicas: “Eu acho que o primeiro ponto Ă© começar a armazenar os dados. Como esse cliente se comporta? O que ele consome? Quais sĂŁo os produtos que ele busca? A partir disso, Ă© viĂĄvel realizar anĂĄlises complexas sobre o perfil do usuĂĄrio e extrair percepçÔes relevantes para o negĂłcio. O segundo passo, Ă© se interessar sobre o assunto, ficar atento Ă s novidades do mercado e, principalmente, investir em inovação para colocar todas essas informaçÔes em uso.” 

Para conhecer mais sobre a Data Rudder, basta acessar: datarudder.com

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!