Fremax alerta para sintomas de problemas no disco de freio com efeito azulado

Com a função de reduzir a velocidade e até parar totalmente o automóvel, o sistema de freio, composto por vårios componentes, como cilindro mestre, servo freio, cilindros de roda, pinças, tubulaçÔes, fluido, pastilhas, discos, sapatas e tambores, entre outros, estå ligado diretamente à segurança do veículo e precisa estar com a manutenção em dia.

A Fremax destaca alguns problemas que podem ocorrer no sistema e que possuem relação direta com o componente que a marca produz. Desenvolvido para suportar altas temperaturas, o disco de freio trabalha em conjunto com as pastilhas gerando atrito para redução de velocidade ou parada total do veículo. Sendo um dos principais componentes do sistema, suas condiçÔes afetam diretamente o desempenho da frenagem.

“Um dos problemas comumente encontrados em avaliaçÔes tĂ©cnicas do sistema de freio Ă© o disco ‘azulado’. O termo indica que a peça foi exposta a superaquecimento, chegando ao ponto de a ĂĄrea de contato com a pastilha ficar marcada. O disco fica com aspecto ‘azulado’ devido Ă  exposição ao calor excessivo”, explica Leandro Leite, coordenador da AssistĂȘncia TĂ©cnica Fremax.

Segundo Leite, esse efeito ocorre logo após a substituição das pastilhas e/ou discos e as principais causas são: uso inadequado do freio durante o período de pré-assentamento, torque residual da pinça elevado (pinça presa), material de atrito de baixa qualidade, pastilha nova em disco desgastado e uso abusivo dos freios em declive com o veículo desengrenado.

Importante processo após a manutenção do sistema de freio, o pré-assentamento tem como objetivo aumentar a årea de contato entre discos e pastilhas recém-instalados. Para fazer esse processo é necessårio realizar de 8 a 10 frenagens reduzindo de 60 km/h para 40 Km/h, depois repetir a operação de 8 a 10 vezes reduzindo de 40 Km/h até a parada total do veículo, sempre de forma suave e com espaçamento de 300 metros entre as frenagens. Para finalizar, orientar o cliente a utilizar o freio de forma moderada nos primeiros 300 km percorridos.

Antes de instalar pastilhas e/ou discos novos, é importante que o aplicador verifique o torque residual das pinças e nunca remova o material de atrito das pastilhas para compensar desgaste do disco, além de não reaproveitar discos riscados ou abaixo da espessura mínima.

Vale ressaltar ainda que o problema de disco “azulado” não possui cobertura de garantia por parte do fabricante.

Para garantir o bom funcionamento do sistema de freio a manutenção preventiva Ă© a melhor solução. Seguir as recomendaçÔes do manual do veĂ­culo, assim como o reparador orientar o motorista sobre a maneira correta de utilizar o sistema de freio, sĂŁo boas prĂĄticas que preservam e prolongam a vida Ăștil dos componentes do sistema.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!