Fim do cadeado do Chrome: site seguro pode ser encontrado

No início de maio, o Google anunciou que iria remover o cadeado do Chrome da barra de endereços. O ícone, que por muito tempo indicou que um site era seguro, serå descartado com o lançamento da atualização 117 para o navegador e trocado por outro sistema que não necessariamente indica a confiabilidade de um site.

Entretanto, o prĂłprio Google revela que esse sĂ­mbolo jĂĄ nĂŁo representa um alto grau de confiabilidade, pois atĂ© mesmo sites falsos podem apresentar um cadeado e usar “https” em seu endereço. Com isso, a dĂșvida que fica no ar Ă©: como saber se uma pĂĄgina Ă© realmente segura?

Para encontrar essa resposta, Igor de Andrade, especialista em segurança digital da HostGator, då algumas dicas de como agir.

1 – Checar do endereço do site

A primeira dica importante Ă© verificar o endereço do site visitado, especialmente se encontrar uma URL encurtada. Muitos golpes de phishing vistos atualmente utilizam esse mecanismo para induzir diversas pessoas a acessar uma pĂĄgina falsa. “Sempre cheque a credibilidade do site ou da loja, evite links encurtados de promoçÔes. AlĂ©m disso, tenha cuidado com promoçÔes enviadas por e-mail”, explica Andrade.

A troca de caracteres tambĂ©m Ă© algo bastante comum. Um exemplo prĂĄtico: dificilmente alguĂ©m notaria uma diferença entre “lojadojoao.com.br” e “Iojadojoao.com.br”. PorĂ©m, no primeiro endereço a palavra “loja” estĂĄ escrita com “l”, enquanto na segunda temos um “i” maiĂșsculo.

Se o endereço em questĂŁo jĂĄ foi acessado alguma vez, vale recorrer ao recurso de autocompletar do seu navegador ou procurar pela prĂłpria pĂĄgina no Google – afinal, a empresa dificilmente vai indicar um site falso nas primeiras posiçÔes em suas pesquisas.

2 – Pesquisar a reputação da pĂĄgina

Se a pĂĄgina visitada Ă© de uma loja, vale observar se ela estĂĄ presente no Google Meu NegĂłcio, bem como as avaliaçÔes e comentĂĄrios deixados pelos clientes. Pode parecer pouco, mas a presença de mensagens de outras pessoas (e o conteĂșdo delas) jĂĄ pode aumentar o grau de confiança de um site.

Outra possibilidade é procurar pelo nome do site no Reclame Aqui e até mesmo nas redes sociais. Se estiver diante de uma cilada, certamente alguém jå fez uma reclamação no Twitter ou no Facebook.

“No prĂłprio site do Reclame Aqui, faça a pesquisa pelo nome da loja desejada e clique na opção ‘Ir para o Site’, possibilitando validar se o site Ă© o correto e o mesmo que vocĂȘ clicou anteriormente”, explica o especialista em segurança digital.

3 – Observar os selos de segurança

Mesmo com o fim do cadeado do Chrome, hĂĄ outro recurso que ajuda a indicar se um site Ă© seguro: a presença dos selos de segurança. Esses selos sĂŁo geralmente encontrados no final das pĂĄginas e podem ajudar a comprovar a segurança de um site. A HostGator, por exemplo, oferece o SSL (que ajuda a validar um domĂ­nio e realiza a transmissĂŁo de dados criptografados) e o SiteLock (para proteger a pĂĄgina contra ameaças e realizar verificaçÔes diĂĄrias contra malwares) como ferramentas de certificação. 

“Acessar um site falso Ă© problemĂĄtico, jĂĄ que muitas vezes quem cria essas pĂĄginas pode ter a intenção de instalar um keylogger em sua mĂĄquina para roubar dados”, alerta Andrade. Essas sĂŁo as principais formas de verificar a segurança de um site, mas nĂŁo as Ășnicas. Em todo caso, se a pĂĄgina estiver oferecendo a venda de algum produto ou serviço, nunca finalize a transação caso tenha alguma dĂșvida sobre a veracidade das informaçÔes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!