Para 48% das PMEs brasileiras, vendas on-line trazem mais da metade da receita

A GoDaddy Inc. (NYSE: GDDY), empresa que prepara os empreendedores para o dia a dia do mercado digital, divulga os resultados de uma nova pesquisa de seu ObservatĂłrio de Dados GoDaddy 2023. A pesquisa da GoDaddy estuda o estado atual das pequenas empresas internacionalmente, incluindo o Brasil, com o primeiro conjunto de resultados focado em como os empreendedores e proprietĂĄrios de pequenas empresas administram seus negĂłcios.

O ObservatĂłrio de Dados da GoDaddy descobriu que a importĂąncia de ter uma presença on-line Ă© reconhecida pelos empreendedores. Globalmente, 64% dos proprietĂĄrios de pequenas empresas pesquisados disseram que obtĂȘm atĂ© metade de sua receita anual com canais de vendas on-line e 37% relataram que obtĂȘm de 51% a 100% de sua receita com esses canais. No Brasil, 52% dos entrevistados disseram que obtĂȘm atĂ© metade de sua receita com vendas on-line, e os outros 48% dos entrevistados com mais de 50% de sua receita on-line. HĂĄ um nĂșmero significativamente maior de pequenas empresas no Brasil que obtĂȘm mais da metade de sua receita com vendas on-line do que em outros paĂ­ses pesquisados, independentemente de seu nĂ­vel de desenvolvimento. O Brasil, por exemplo, estĂĄ Ă  frente dos Estados Unidos (33%), ColĂŽmbia (33%) e Espanha (29%).

Da mesma forma, 61% dos entrevistados em todo o mundo relataram usar um site, uma loja on-line ou uma combinação deles como canal de vendas, seguido de perto pela mĂ­dia social (58% em todo o mundo), revelando que uma forte presença on-line com ferramentas que se complementam Ă© muito importante para que as empresas prosperem on-line. Especificamente no Brasil, as pequenas empresas pesquisadas relataram que seus trĂȘs principais canais de vendas sĂŁo a mĂ­dia social (59%), o telefone (48%) e o site (36%). Um total de 57% das empresas brasileiras pesquisadas relatou usar um site, uma loja on-line, uma plataforma de comĂ©rcio eletrĂŽnico ou uma combinação dos trĂȘs.

Além disso, quando se trata de manter o ímpeto, 66% das empresas globais pesquisadas disseram que é muito importante para elas aumentar a conscientização, destacando a publicidade nas mídias sociais, ter um site de negócios e conduzir estratégias de marketing on-line não pagas como suas principais escolhas. Por outro lado, a expansão do conhecimento tecnológico e a implementação de soluçÔes digitais são as principais preocupaçÔes das pequenas empresas brasileiras pesquisadas (68% contra 60% globalmente).

“Os dados de nossa pesquisa mostram o espĂ­rito das pequenas empresas brasileiras, que reconhecem o que Ă© necessĂĄrio e se adaptam Ă  tecnologia e Ă s ferramentas digitais para ajudar a tornar seus negĂłcios um sucesso on-line”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “Ajudar as pequenas empresas a expandir seus conhecimentos e implementar novas soluçÔes Ă© a essĂȘncia do que a GoDaddy faz. Um empreendedor, incluindo os iniciantes, pode construir os aspectos fundamentais de seu negĂłcio on-line com um nome de domĂ­nio, site, loja on-line, e-mail profissional e ferramentas para promover tudo isso nas mĂ­dias sociais com custos acessĂ­veis”, explicou D’Elboux.

Cinquenta e dois por cento das pequenas empresas pesquisadas no Brasil relataram ter iniciado suas atividades nos Ășltimos 1 a 5 anos, o mesmo que o MĂ©xico e mais do que a mĂ©dia global (46%). Nos paĂ­ses mais desenvolvidos, as empresas mais jovens compartilham o mercado com as mais estabelecidas. Nos Estados Unidos, 36% das empresas pesquisadas relataram estar no mercado hĂĄ mais de 10 anos, seguidas pela Espanha (32%) e Alemanha (29%), enquanto no Brasil, 15% tĂȘm mais de 10 anos.

O ObservatĂłrio de Dados 2023 da GoDaddy foi conduzido pela Advanis em março de 2023 no Brasil, ColĂŽmbia, Alemanha, Índia, MĂ©xico, Filipinas, Cingapura, Espanha, TailĂąndia e Estados Unidos. Os critĂ©rios de amostragem foram pequenas empresas, definidas com base no nĂșmero de funcionĂĄrios, variando de uma a 50 pessoas. Para este estudo, foi pesquisado um total de 4.682 empreendedores e proprietĂĄrios de pequenas empresas, sendo 540 deles no Brasil. O estudo estĂĄ dividido em trĂȘs fases: NegĂłcios, Marketing Digital e Tecnologia e Índice Digital.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!