Open Insurance permite troca de dados entre seguradoras

Desde março deste ano, os clientes das empresas participantes do Open Insurance tĂȘm a opção de autorizar o compartilhamento de informaçÔes relativas a seu cadastro e produtos de seguros, previdĂȘncia e capitalização.

Dessa forma, histĂłrico de pagamento de prĂȘmios, coberturas contratadas e sinistros ocorridos podem ser divididos entre as seguradoras. O processo de compartilhamento serĂĄ iniciado pelos dados cadastrais e pelo Seguro Residencial, sendo os demais produtos adicionados conforme o cronograma estabelecido pela SuperintendĂȘncia de Seguros Privados (SUSEP).

O compartilhamento serĂĄ feito em cinco etapas e tem conclusĂŁo prevista para junho de 2023. O Open Insurance Ă© um sistema aberto de tecnologia que permite o compartilhamento de informaçÔes entre empresas do setor de seguros e outras autorizadas e credenciadas pela SUSEP. A plataforma utiliza tecnologias como blockchain, inteligĂȘncia artificial e anĂĄlise de dados para auxiliar seguradoras na oferta de produtos mais personalizados e acessĂ­veis.

Com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o objetivo do Open Insurance Ă© melhorar a experiĂȘncia do cliente e facilitar o processo de tomada de decisĂŁo em relação a produtos e serviços das seguradoras. Ao mesmo tempo, a iniciativa busca tornar a oferta de seguros mais competitiva, seguindo um modelo semelhante ao Open Banking, voltado para instituiçÔes financeiras.

Segundo o site da Federação Nacional de PrevidĂȘncia Privada e Vida (FenaPrevi), o Open Insurance Ă© uma iniciativa que “pode trazer mais transparĂȘncia e facilidade no relacionamento com o consumidor”, alĂ©m de estimular a concorrĂȘncia e a inovação no setor de seguros.

Portanto, a implementação gradual desse sistema Ă© uma grande evolução para o mercado de seguros em geral. Levando em consideração a experiĂȘncia do cliente e a competitividade do mercado atual, o Open Insurance tem o potencial de fornecer aos consumidores produtos e serviços mais atraentes e adaptados Ă s suas necessidades. Com a implementação gradual do sistema, espera-se que os clientes se beneficiem de uma experiĂȘncia mais simplificada e personalizada, contribuindo para o fortalecimento e crescimento do mercado de seguros no paĂ­s.

Para saber mais, basta acessar o site da Genebras Seguros.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!