Mães e bebês de Canoas ganham kit com roupas e produtos de higiene

A iniciativa busca garantir a qualidade de vida de gestantes e bebês, do pré-natal até os dois anos da criança

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Para simbolizar a retomada do projeto Nascer Canoas, a Prefeitura realizou na última segunda-feira (26), no Hospital Universitário (HU), a entrega do primeiro Kit Nascer para Andressa Lima de Oliveira, 28 anos, que deu à luz a Maitê, no domingo (25). O retorno desse importante programa da Secretaria Municipal de Saúde integra a programação da Semana de Canoas.

Segundo Andressa, o momento é de muita felicidade e receber o Kit Nascer significa tranquilidade para todas as mães. “Nessa fase estamos com tantas coisas na cabeça, com anseios da maternidade e receber a bolsa é receber acolhimento”, afirmou.

O prefeito Jairo Jorge relatou a importância da retomada do projeto que havia sido instituído em 2014. “O objetivo maior do Nascer é garantir o pré-natal para as mulheres e acompanhar a saúde delas e da criança no pós-parto. Representa a preocupação com temas importantes, como a mortalidade infantil e a necessidade de acolhimento que as gestantes precisam e merecem após o parto. O kit é um carinho que dedicamos às mães e aos bebês”, enfatizou.

Segundo o secretário da Saúde, Felipe Martini, o projeto inicia na base, com a identificação das grávidas a partir do trabalho dos agentes de saúde e no pré-natal. “Oferecemos todos os cuidados, acompanhamos de perto as mulheres em gestação de risco, e a entrega do Kit Nascer Canoas simboliza o carinho que as mulheres merecem sempre, especialmente após o parto. Através do Nascer, fortalecemos políticas públicas importantes, sem esquecer de acolher as pessoas.”, comentou.

Nascer Canoas

A iniciativa busca garantir a qualidade de vida de gestantes e bebês, do pré-natal até os dois anos da criança. A entrega do kit faz parte das ações de atenção integral e humanizada, propostas e realizadas pela rede de atenção à saúde da mulher e crianças, das unidades básicas de saúde ao hospital.

Toda gestante canoense após o parto, no momento da alta do Hospital Universitário, receberá um kit, composto por uma bolsa de maternidade, um babador, um pacote de fraldas descartáveis, um pacote de absorventes higiênicos pós-parto, um termômetro digital, 100 ml de álcool 70% e 150 hastes flexíveis. Um segundo kit tem, além destes itens, roupas para o bebê (um par de meias, um body com mangas longas, uma calça tipo “mijão”, um macacão tip top com mangas longas e uma manta soft antialérgica) e é destinado às mães em situação de vulnerabilidade social. Serão entregues mensalmente, em média, 230 kits para as canoenses.

Ações do Nascer Canoas

Teste rápido de gravidez
Testes rápidos de HIV e sífilis
Consultas e exames de pré-natal, desde o início da gravidez
Encaminhamento especial para gestantes de alto risco
Acompanhamento da gestante em visita à maternidade do HU
Entrega de kit maternidade logo após o parto Integração das informações entre HU e UBS
Estímulo ao aleitamento materno Realização do teste do pezinho e vacinas
Acompanhamento do desenvolvimento da criança na UBS, até os 2 anos de idade

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!