18.9 C
Canoas
26 de julho de 2024

BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Jairo vai a Brasília para evitar que Canoas perca 30% de arrecadação nos próximos anos

Ele participou de uma mobilização de prefeitos

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, participou na última terça-feira (4) da mobilização da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) contra a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a Reforma Tributária.

O ato reuniu no Congresso Nacional, em Brasília, prefeitos de diversas cidades do país. Eles reivindicam que não seja votada a proposta da forma que ela foi elaborada.

Canoas pode perder até 30% da arrecadação

O projeto apresentado pela Câmara dos Deputados retira o ISS das prefeituras, incorporando-o ao ICMS, criando um único imposto, o IBS. Em Canoas, o deslocamento da cobrança da origem para o destino irá retirar recursos que vem da REFAP, ou seja, caso seja aprovado, o município poderá perder de 20% a 30% da sua arrecadação nos próximos 10 anos.

Durante a tarde, o prefeito Jairo Jorge conversou com a bancada gaúcha, pedindo o apoio para que a proposta seja discutida com tranquilidade e não seja votada agora. Ele ressalta que é fundamental que uma reforma seja realizada, mas de forma justa e saudável, que não comprometa os cofres públicos, não fira a autonomia dos municípios, que garanta os serviços essenciais, como saúde, educação e transporte, e não gere mais impostos para a população.

“Estamos juntos nesta mobilização para evitar um colapso na nossa arrecadação. Temos um risco real de perdas significativas, caso a Reforma Tributária seja aprovada no atual modelo apresentado. Quando os municípios perdem, todos perdem, a população perde. Viemos aqui lutar pela nossa cidade e para evitar que isto aconteça”, ressaltou Jairo Jorge.

Após a mobilização, que reuniu mais de 30 prefeitos no Congresso Nacional, Jairo Jorge participou ainda de um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. “Queremos sair daqui com um aceno positivo de que o diálogo sobre outras alternativas terá continuidade. Não podemos deixar que haja um retrocesso quando se trata da retirada de recursos e autonomia dos municípios”, pontua o prefeito.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

Bolsonaro cancela visita em Canoas por “questões de segurança”

Bolsonaro cancela visita em Canoas por “questões de segurança”

Bolsonaro cancela visita em Canoas por “questões de segurança” e expõe divergências internas no partido; Militância já havia sido convocada
Alexandre Gonçalves PDT Canoas

O que diz Alexandre Gonçalves sobre pedido do PDT para ser candidato a prefeito...

O vereador Alexandre Gonçalves foi convidado pelo presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior, para ser candidato a prefeito de Canoas
jairo jorge canoas

PT entra na briga para indicar vice na chapa de Jairo Jorge em Canoas

PT entra na briga para indicar candidata a vice na chapa de Jairo Jorge em Canoas para as próximas eleições municipais

Convenção do PL confirma Airton Souza como candidato à Prefeitura de Canoas

A convenção do PL de Canoas confirmou Airton Souza como candidato à Prefeitura. O encontro foi nesta terça-feira (23).
Bolsonaro deverá participar de evento em Canoas

Bolsonaro deverá participar de evento em Canoas na próxima semana 

Bolsonaro deverá participar de evento em Canoas na próxima semana. O ex-presidente estará no Rio Grande do Sul entre os dias 24 e 27 de julho
error: Conteúdo protegido!