BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Jairo vai a Brasília para evitar que Canoas perca 30% de arrecadação nos próximos anos

Ele participou de uma mobilização de prefeitos

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, participou na última terça-feira (4) da mobilização da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) contra a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a Reforma Tributária.

O ato reuniu no Congresso Nacional, em Brasília, prefeitos de diversas cidades do país. Eles reivindicam que não seja votada a proposta da forma que ela foi elaborada.

Canoas pode perder até 30% da arrecadação

O projeto apresentado pela Câmara dos Deputados retira o ISS das prefeituras, incorporando-o ao ICMS, criando um único imposto, o IBS. Em Canoas, o deslocamento da cobrança da origem para o destino irá retirar recursos que vem da REFAP, ou seja, caso seja aprovado, o município poderá perder de 20% a 30% da sua arrecadação nos próximos 10 anos.

Durante a tarde, o prefeito Jairo Jorge conversou com a bancada gaúcha, pedindo o apoio para que a proposta seja discutida com tranquilidade e não seja votada agora. Ele ressalta que é fundamental que uma reforma seja realizada, mas de forma justa e saudável, que não comprometa os cofres públicos, não fira a autonomia dos municípios, que garanta os serviços essenciais, como saúde, educação e transporte, e não gere mais impostos para a população.

“Estamos juntos nesta mobilização para evitar um colapso na nossa arrecadação. Temos um risco real de perdas significativas, caso a Reforma Tributária seja aprovada no atual modelo apresentado. Quando os municípios perdem, todos perdem, a população perde. Viemos aqui lutar pela nossa cidade e para evitar que isto aconteça”, ressaltou Jairo Jorge.

Após a mobilização, que reuniu mais de 30 prefeitos no Congresso Nacional, Jairo Jorge participou ainda de um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. “Queremos sair daqui com um aceno positivo de que o diálogo sobre outras alternativas terá continuidade. Não podemos deixar que haja um retrocesso quando se trata da retirada de recursos e autonomia dos municípios”, pontua o prefeito.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

dengue em canoas

Dengue em Canoas: Prefeitura pede que Ministério de Saúde mude critério e mande vacinas...

A Prefeitura de Canoas encaminhou nesta sexta-feira (26) um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mudanças nos critérios para distribuição das vacinas contra a dengue. O município pede que seja levado em conta o número de casos confirmados e o de óbitos.
BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverá vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleições municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na última quarta-feira (24). A certeza de ambos é que Bolsonaro terá atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleições para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto é o novo líder do governo Jairo Jorge na Câmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Câmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital Universitário (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos são do gabinete do Senador Hamilton Mourão (Republicanos).
error: Conteúdo protegido!