Polícia prende nove criminosos em Canoas que aplicam golpe do empréstimo consignado

A quadrilha tinha base no Rio Grande do Sul e aplicavam golpes fora do Estado; Investigação está em andamento

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Uma operação chamada “Operação Lucas 12”, realizada pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte em parceria com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) do Rio Grande do Sul, resultou na manhã desta quinta-feira (10), na prisão de nove pessoas integrantes de uma organização criminosa com base em Canoas. A investigação teve início após um servidor público de Juazeiro do Norte, no Ceará denunciar o golpe do empréstimo consignado.

Descobriu-se que várias vítimas foram lesadas pela quadrilha que atua em dois estados. A ação mobilizou cerca de 80 policiais e envolveu a emissão de 18 mandados de prisão e 20 de busca nas cidades de Canoas, Porto Alegre e Gravataí. O grupo é acusado de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, afetando centenas de pessoas.

O golpe

A quadrilha operava aplicando golpes de empréstimos falsos, direcionados principalmente a aposentados, servidores públicos e até mesmo um policial federal de São Paulo, usando táticas como ligação automática e promessas de empréstimos consignados.

Os criminosos não quitavam as dívidas anteriores das vítimas, mas sim realizavam novos financiamentos em seus nomes.

A quadrilha desmantelada praticava um crime eletrônico sofisticado, conforme imvestigações da Polícia Civil do Ceará. Os criminosos operavam por meio de empresas de fachada, enganando as vítimas com promessas de juros mais baixos e opções de reembolso.

Geravam mais dívidas para as vítimas

Eles se aproveitaram da portabilidade de dívidas, aparentemente para ajudar as vítimas a obter melhores condições, mas na realidade, estavam gerando novas dívidas no nome das pessoas lesadas. Assim, em vez de se livrarem das dívidas, as vítimas estavam envolvidas em novos empréstimos sem o seu conhecimento, gerando mais lucros ilícitos para os criminosos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!