CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
Visitantes da 46ª Expointer, em Esteio, puderam experimentar nesta quinta-feira (31) o maior fondue já produzido no Brasil. A receita com 420 quilos de queijo foi feita pela Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (APIL).
Aqui no Brasil nós temos uma média de seis quilos de queijo percapita por ano. É uma média bem mais baixa do que em outros países, em especial na Europa. Nosso objetivo aqui, enquanto associação, é incentivar o consumo de lácteos e ressaltar a importância da alimentação com lácteos”, afirma o presidente da APIL, Humberto Brustolin.
Receita
Dos 420 quilos de queijo produzidos pelas 40 agroindústrias que integram a APIL, 240 foram derretidos. Os outros 180 quilos foram picados para serem mergulhados no fondue.
Para a receita, foram utilizados quatro tipos de queijos. São eles: emmental, gruyere, cobocó e colonial. Além disso, para conferir mais sabor ao queijo foram acrescentados conhaque e vinho branco. “Na receita, a gente não foge muito da tradicional suíça”, conta o chef Christopher Santana Machado.
Maior distribuição do Brasil
A meta da APIL também era fazer a maior distribuição de fondue do Brasil. Foram preparadas porções para 3 mil pessoas.