Semana Farroupilha de Canoas começa com amor e união pelo tradicionalismo

A programação vai até o dia 20 de setembro

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O orgulho às tradições gaúchas foi enaltecido na noite desta quarta-feira (13) na abertura oficial da 29ª Semana Farroupilha de Canoas no Parque do Gaúcho, localizado no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima. A programação do evento contou com shows do grupo Canção Nativa e de Joca Martins e finalizou com a chegada da Chama Crioula, na Cancha de Tiro de Laço.

A Chama Crioula, símbolo do Movimento Tradicionalista Gaúcho, conduzida por cavalarianos e representantes da 12ª Região Tradicionalista do Estado, foi gerada no dia 19 de agosto no município de Cristal. “A Chama Crioula é um símbolo muito importante dentro da cultura gaúcha. Simboliza um forte movimento tradicionalista”, destacou o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco.

No ato de celebração, a Chama Crioula passou a ficar sob a guarda da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC). “É o momento de recuperar a cultura, a tradição e a história tradicionalista. É uma honra recebermos o símbolo da celebração Farroupilha”, salientou o presidente da AETC, Jairo Lopes.

Durante a abertura do evento, o prefeito Jairo Jorge destacou a importância de celebrar as tradições gauchescas no município. “A 29ª Semana Farroupilha de Canoas é um ato de amor e união ao tradicionalismo. Estamos celebrando os costumes tradicionalistas de um povo que muito lutou pelo nosso Estado”, disse.

Com entrada gratuita, a programação segue nesta quinta-feira (14) com a realização dos shows de Tranco Monarca, às 20h, e da apresentação de Sandro Coelho, às 22h, no Multipalco. A estimativa da organização é de ultrapassar a marca dos 150 mil visitantes durante todo o evento, que seguirá até o dia 20 de setembro.

Solidariedade

Com objetivo de auxiliar as famílias atingidas pelos fortes temporais que atingiram o Estado nos últimos dias, durante toda a programação da 29ª Semana Farroupilha de Canoas será feita a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues no ponto de coleta da sede da AETC. Será feito um estudo juntamente com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas para que as arrecadações sejam destinadas aos que mais necessitam de auxílio.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!