CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, assinou na última segunda-feira (18) o contrato da Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação Pública com a IP Canoas Concessionária Iluminação Pública S:A: A concessão do serviço é válida por 24 anos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS: VÍDEO MOSTRA CRIMINOSOS FUGINDO APÓS TENTAR MATAR MOTORISTA DE APLICATIVO EM CANOAS
O valor total do contrato é de R$ 137.320.993,85, sendo a contraprestação mensal máxima de R$ 486.718,00, ou seja, 63,10% de desconto ofertado pelo vencedor. O leilão da PPP foi realizado no dia 16 de maio, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O vencedor foi o Consórcio IP Canoas, composto pelas empresas Fortnort, GCE S.A, Seven Engenharia e Consultoria, RH Engenharia, Henerge, STE e Expresso Charqueadas.
Com a assinatura do contrato, a empresa dará início às várias etapas a serem cumpridas durante os 24 anos da concessão, como os processos de Plano de Operação e Manutenção, bem como a instalação do Centro de Controle e Operação.
Sobre a PPP
O projeto promoverá a modernização, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública em Canoas, através da troca de luminárias por tecnologia LED, entre outros serviços. Serão ainda desenvolvidos e implantados projetos de iluminação cênica em 14 locais já escolhidos pela Prefeitura, com destaque para prédios históricos e pontos turísticos. Também será desenvolvido um sistema de iluminação especial em praças e parques.
Centro de Controle e Operação
Uma das inovações da PPP de Iluminação Pública de Canoas é o sistema de telegestão em 100% dos pontos de iluminação pública, com o monitoramento por meio de um Centro de Controle e Operação (CCO). A ferramenta possibilitará maior celeridade e qualidade nos serviços prestados aos canoenses, organizando e agilizando a resolução dos problemas de iluminação, como por exemplo, a troca de lâmpadas queimadas.*
Entre os resultados previstos, em curto e longo prazo, estão:
– Redução de 54% nos gastos do município com iluminação pública
– Aumento da agilidade na manutenção e substituição do equipamento da rede de iluminação pública, devido ao monitoramento da telegestão através do Centro de Controle e Operação – CCO
– Redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública
– Diminuição dos níveis de criminalidade na cidade
– Ampliação da segurança nos espaços públicos
– Redução do impacto ambiental
– Maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno