CANOAS: Encontro com casal Assis Brasil destaca a estímulo da leitura no imaginário das pessoas

A atividade, que reuniu os escritores aconteceu no Auditório Sady Schiwitz, debateu as relações entre literatura, história e imaginário

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Os escritores Luiz Antônio de Assis Brasil e Valesca de Assis participaram, na noite deste domingo (8), de um encontro com a escritora Débora Mutter, durante a programação da Feira do Livro de Canoas.

A atividade, que reuniu os escritores aconteceu no Auditório Sady Schiwitz, debateu as relações entre literatura, história e imaginário. Antecedendo a conversa entre os autores, o prefeito Jairo Jorge entregou ao casal uma placa em homenagem ao importante trabalho cultural que ambos fazem, divulgando o Estado para todo o Brasil. 

Na sequência, o escritor Assis Brasil iniciou o debate relatando um pouco sobre como organiza as ideias e planeja a escrita, destacando que a presença de personagens em seus livros é fundamental. “Todas as histórias têm início, meio e fim, mas histórias sem personagens, na minha opinião, é uma história sem consistência e o livro sem personagem será apenas um livro na prateleira. Mas, o livro com personagens traz uma história que permanece em nós e nos faz querer, em algum momento, voltar a ler”, pontuou.

Valesca também falou sobre seu processo criativo e como pensa seus personagens. “Gosto de pensar sobre os anseios do personagem, seus comportamentos e o desejo deles até chegar em algum lugar. Cada autor tem o seu método criativo, mas acredito que a inspiração seja um ‘bater de asas’, o restante da escrita é baseado em muito trabalho”, destacou.

Finalizando o evento, a escritora Débora Mutter, autora do livro “Um romancista ao Sul: a ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil”, destacou que a história cultural muda o imaginário das pessoas e o papel do escritor Assis Brasil, neste contexto, é fundamental, por estimular seus leitores a pensar e conversar sobre os conflitos vividos pelos personagens de seus livros. “A obra de Assis Brasil possui uma linguagem encantadora, ele trata muito bem a memória e as paixões humanas nos livros, através dos personagens. E isso incide sobre o imaginário dos leitores, humaniza as histórias”, analisou ela.   

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!