CANOAS: Começa mutirão de cateterismo no Hospital Universitário

Os médicos trabalharão em turno extra noturno também e no final de semana

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Começou nesta quarta (08) no HU em Canoas, um mutirão de cateterismo cardíaco. O procedimento consiste na introdução de um cateter até o coração, identificando possíveis obstruções nas artérias coronárias, além de outros problemas estruturais.

O mutirão atende uma solicitação da Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, e integra o Programa Nacional de Redução das Filas (saiba mais abaixo). Ao todo, serão beneficiados 25 pacientes. Caso seja necessário, durante o próprio procedimento, eles já poderão ser tratados, com a colocação de stent.

A meta é finalizar os procedimentos até a próxima segunda (13). Para isso, os médicos trabalharão em turno extra noturno também e no final de semana.

A equipe é composta pelos cardiologistas Alexis Knebel, Antônio Ribeiro, Cristiano Barcellos, Eduardo Silveira, Gabriel Zago e Gustavo Agostini, além de outros profissionais.

“O mutirão irá solucionar o problema de pacientes que aguardam há semanas pelo procedimento, boa parte deles com quadro de infarto do miocárdio. Além disso, irá agilizar a alta e liberar leitos hospitalares para outros pacientes”, afirma o médico cardiologista à frente do mutirão, Dr. Gabriel Zago.

O que é o Programa Nacional de Redução das Filas?

O Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), instituído por meio da Portaria GM/MS nº 90, de 3 de Fevereiro de 2023 tem como finalidade ampliar a realização de cirurgias eletivas em todo o país, bem como reduzir a fila de exames e consultas especializadas. O programa tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Estão previstos R$ 600.000.000,00 (seiscentos milhões) para o ano de 2023 e a distribuição deste recurso varia conforme a estimativa de população de 2021 do IBGE para cada estado do país.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!