CANOAS: Bairro tem alerta para surto de dengue; Saiba qual é e como se prevenir

Foi realizado o Levantamento do Índice de Infestação Rápido em toda a cidade, no qual a região apresentou risco iminente de surto epidêmico

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

Após monitoramento das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Canoas, o bairro Mathias Velho apresentou alta infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Entre os dias 18 e 26 de outubro, foi realizado o Levantamento do Índice de Infestação Rápido em toda a cidade, no qual a região apresentou risco iminente de surto epidêmico. A amostragem ocorreu através da identificação das larvas encontradas em recipientes dentro dos imóveis.

Diante da situação encontrada, a equipe de zoonoses, com apoio dos agentes de combate a endemias, está planejando uma varredura em todo bairro, visitando imóveis com o objetivo de eliminar todos os focos encontrados, com tratamento mecânico e químico, além de fiscalização sanitária. Também acontece a coleta das larvas, que são encaminhadas para identificação em laboratório. O objetivo das ações é diminuir a infestação do Aedes, evitando uma possível circulação viral e dificultando o estabelecimento do ciclo de transmissão no local.

A diretora de Atenção à Vigilância em Saúde da SMS, Simone Rodrigues, destaca a importância da atenção dos canoenses para o risco da doença. “Neste momento, é fundamental que a população seja parceira do poder público no enfrentamento da dengue. Os munícipes devem permitir o acesso dos agentes aos seus imóveis e acatar as orientações prestadas por eles. Somente com o esforço mútuo teremos condições de evitar uma eventual epidemia em Canoas”, ressaltou.

Fiscalização

As equipes da SMS realizam diferentes ações de fiscalização e controle da doença. Alguns pontos que apresentam maior risco são monitorados quinzenalmente, como os cemitérios, floriculturas, borracharias e depósitos de veículos. No caso de uma notificação de suspeita de dengue, é realizada uma visitação imóvel por imóvel em um raio de 150 metros. Além disso, realiza-se uma pulverização com inseticida na mesma área, para minimizar o ciclo de transmissão no local.

Após a atuação no Mathias Velho, as equipes seguirão para os demais bairros que apresentam índice de alerta: Guajuviras, Niterói, Rio Branco, São Luís e Nossa Senhora das Graças. Os demais bairros da cidade tiveram índices satisfatórios no levantamento do SMS.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, febre alta, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Caso perceba algum desses sintomas, procure uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas,
vasos e potes de água de animais. Todos esses locais servirão para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água e condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias transformam-se em novos mosquitos adultos.

Por isso, o trabalho de prevenção à dengue é fundamental. É responsabilidade do cidadão controlar seu imóvel, descartando o lixo adequadamente, não acumulando entulhos e limpando os recipientes de água. Tirar as condições que favoreçam a proliferação do mosquito é o método mais eficaz de controle e combate ao aedes e às doenças transmitidas por ele.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!