CANOAS: Absorventes serão distribuídos gratuitamente para adolescentes; Saiba como

Município sancionou Lei na última semana

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Canoas sancionou uma lei na última sexta-feira (8), instituindo uma política de conscientização sobre dignidade menstrual. A legislação prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas municipais, beneficiando mensalmente adolescentes e mulheres matriculadas no ensino fundamental regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A medida visa combater a pobreza menstrual, causada pela falta de acesso a produtos básicos de higiene. Além da distribuição de absorventes, a lei abrange a realização de palestras e cursos sobre menstruação nas escolas, visando normalizar esse processo natural e reduzir a evasão escolar associada a essa questão.

Também está prevista a elaboração de cartilhas e folhetos informativos para distribuição em escolas, terminais de ônibus e estabelecimentos públicos. A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria das Mulheres de Canoas, reconhecendo a importância de abordar a pobreza menstrual para melhorar o desempenho escolar das pessoas afetadas por esse problema social.

A secretária interina de Educação, Erida Amaral ressalta que o programa de dignidade menstrual beneficiará especialmente estudantes de baixa renda, assegurando a dignidade e o bem-estar dessas pessoas. “Um dos objetivos é eliminar a infrequência escolar advinda da situação de pobreza menstrual”, explica.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!