CANOAS: “475 pais de família podem entrar o ano sem emprego”, afirma sindicato sobre fim do contrato com a Sogal

Sem uma nova licitação, a cidade pode ficar sem ônibus na semana entre o Natal e o Ano Novo

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

O contrato da Prefeitura de Canoas com a Sogal para a realização do transporte público coletivo da cidade vai até o dia 26 de dezembro. Sem uma nova licitação na rua, se não for renovado, a cidade pode ficar sem ônibus na semana entre o Natal e o Ano Novo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS: BR 116: Jovem morre após carro capotar e cair de viaduto

Para Marcelo Nunes, do Sindicato dos Rodoviários de Canoas, muitos empregos estão em risco. “A categoria está muito apreensiva, pois podem entrar o ano sem emprego e sem indenização, uma incerteza do futuro. o Judiciário já enfrenta um problemão com os demitidos, “ex-funcionários”, agora corremos o risco de mais 475 pais de família entrarem no mesmo barco. É lamentável o descaso com certos assuntos. Sofre a população e sofre o trabalhador”, critica.

Um projeto de renovação foi enviado para votação na Câmara de Vereadores, com renovação por um ano, para que dê tempo de começar um processo de licitação.

Porém, a cidade vive grande instabilidade política. Isso, porque antes de seu afastamento, o prefeito Jairo Jorge (PSD) tinha anunciado que lançaria a licitação do transporte coletivo até o final de novembro e que sentaria com a empresa para discutir uma prorrogação por poucos meses do contrato. Isso não aconteceu.

Pedido de renovação por um ano

Porém, com o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques (Avante) hospitalizado e com o risco iminente da cidade ficar sem o serviço na semana entre o Natal e o Ano Novo, o prefeito interino Cris Moraes (PV) encaminhou para a Câmara de Vereadores um Projeto Lei para prorrogar os dois contatos que a empresa tem com o Executivo. Além das linhas convencionais, a Sogal também tem uma segunda concessão, para a operação das linhas seletivas, os antigos ‘amarelinhos’.

O documento enviado ao Legislativo propõe a extensão do prazo por mais um ano, com a possibilidade de ser prorrogado por mais um.

Ainda não há uma previsão de quando o projeto entrará na pauta de votação da Câmara de Vereadores. Até lá, a população corre o risco de ficar sem ônibus.

Na terça-feira (19), Nedy tomou posso como prefeito interino e colocou a licitação como uma de suas 15 prioridades enquanto estiver à frente do Executivo.

E a licitação?

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) informou que, como não há tempo hábil para a conclusão do estudo técnico que identifique o modelo ideal para a realidade de Canoas e o lançamento da licitação, decidiu por enviar para a apreciação dos vereadores o Projeto de Lei que evita a interrupção do serviço da Sogal na cidade.

Além disso, a pasta informou que “segue trabalhando para a implantação de um novo modelo e a licitação do serviço, embora não neste ano.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!