CANOAS: Secretaria de Saúde identifica surto de dengue em bairro e faz aplicação de inseticida

Pulverização aconteceu nas imediações da Unidade de Saúde

Clique aqui para receber as notícias no WhatsApp

A partir da constatação de um surto de dengue no bairro Estância Velha, em Canoas, com 10 casos positivos registrados desde o início de dezembro passado, foi feita a aplicação de inseticida para eliminar o mosquito adulto Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação foi realizada no final da tarde desta terça-feira (9) por duas equipes do departamento de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nas proximidades da Unidade de Saúde do bairro (Rua São Matheus, s/n°).

LEIA MAIS NOTÍCIAS: CRIME MACABRO – MARIDO MATA MULHER E CONCRETA CORPO EM GELADEIRA

Conforme o médico veterinário e técnico da Equipe de Controle de Zoonoses, Roger Halla, a aplicação realizada nesta terça buscou efetuar o bloqueio vetorial da área para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “O trabalho de pulverização deve ser repetido entre sete e dez dias, nas imediações da US”, informa o profissional.

Além da aplicação de inseticida, a equipe de Zoonoses, junto com os agentes de combate a endemias, realiza varreduras em diferentes bairros, visitando imóveis com o objetivo de eliminar todos os focos encontrados, com tratamento mecânico e químico, além de fiscalização sanitária. Também acontece a coleta das larvas, que são encaminhadas para identificação em laboratório. O objetivo das ações é diminuir a infestação do Aedes, evitando uma possível circulação viral e dificultando o estabelecimento do ciclo de transmissão no local.

O secretário municipal de Saúde, Jurandir Maciel, ressalta que é fundamental a atenção dos canoenses para a doença. “Neste momento, é importante que todos colaborem com o poder público no enfrentamento da dengue. A população deve permitir o acesso dos agentes aos seus imóveis para receber as devidas orientações e fiscalização”.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, febre alta, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sintomas, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais. Todos esses locais servem para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água e em condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias se transformam em novos mosquitos adultos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!