A coluna e a Agência GBC vem tratando há dias da onda de fechamentos anunciada pelo grupo Carrefour no Rio Grande do Sul. Na lista são, pelo menos, 20 lojas entre hipermercados e supermercados que terão as atividades encerradas. O movimento deve causar, pelo menos, 600 demissões no setor.
De acordo com apuração da coluna, a maioria dos funcionários do Carrefour não sabe se a empresa vai demitir alguém. Muitos, pediram transferência para outras lojas. “Tenho filho para sustentar. Pedi para me transferirem, mas ninguém fala nada”, conta uma operadora de caixa que pede para não ser identificada.
LEIA MAIS:
- Fort Atacadista prepara loja em prédio do grupo francês
- Idosa de 79 anos perde R$ 4 mil por acreditar namorar Elon Musk
- Fechamento de supermercados e hipermercados pode provocar demissão de mais de 400 funcionários
Porém, enquanto aguardam um posicionamento da empresa, os funcionários estão tendo trabalho dobrado. A coluna tem circulado por unidades que tiveram o fechamento anunciado e, em todas, o cenário é o mesmo: conforme relatos de funcionários, em busca de ofertas, clientes tiram os produtos das prateleiras, consultam o preço e deixam espalhados por qualquer canto da loja.
“O supermercado não fechou ainda. Estamos demorando mais tempo na devolução do que quando a loja era abastecida normalmente. O pessoal não tem respeito”, conta um operador de loja do Carrefour da Sertório, primeira unidade a ter o fechamento anunciado.
Série de fechamentos do Carrefour no Rio Grande do Sul
Desde a última semana de dezembro, diversas lojas administradas pelo grupo Carrefour tiveram o fechamento anunciado. Por fim, a empresa confirma o encerramento das atividades, mas não divulga endereços das unidades.
Porém, até o momento, a lista de fechamentos é a seguinte:
CARREFOUR HIPERMERCADO
Sertório, Esteio, São Leopoldo, Rio Grande e Santa Cruz do Sul;
NACIONAL SUPERMERCADOS
Guaíba, Ijuí, Imbé e Xangri-Lá
TODO DIA SUPERMERCADOS
Alvorada, Campo Bom, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Porto Alegre, Rio Pardo, Sapucaia do Sul (duas lojas), São Leopoldo e Taquara.