ATENÇÃO: Ficou sem luz após o temporal? Saiba se você tem direito a ter desconto na conta

Em muitos casos, a interrupção do serviço durou mais de 50 horas

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp 

Mais de 1,3 milhão de clientes ficaram sem energia elétrica no Rio Grande do Sul após o temporal da última terça-feira (16). Em muitos casos, a interrupção do serviço durou mais de 50 horas. Muitos buscam saber: teremos descontos na próxima conta? Então, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – órgão que fiscaliza o setor -, os consumidores podem ser compensados pela falta de luz. 

Em 2021, a Aneel alterou as regras de compensação a quem teve o fornecimento de energia interrompida. Desde então, a reparação deve ocorrer de forma automática como desconto proporcional, não sendo necessário solicitar junto à concessionária de energia elétrica. 

Porém, é preciso ficar atento que a compensação é calculada pelo órgão regulador e tem prazo de até dois meses após a interrupção. 

Desconto mesmo com a tempestade

A Aneel ressalta que, mesmo que a empresa alegue que a interrupção tenha sido causada por um evento natural, os consumidores deverão ser ressarcidos. Entre janeiro e novembro de 2022, a RGE pagou mais de R$ 34,1 milhões em compensações para clientes gaúchos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!