CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp
Mais de 1,3 milhão de clientes ficaram sem energia elétrica no Rio Grande do Sul após o temporal da última terça-feira (16). Em muitos casos, a interrupção do serviço durou mais de 50 horas. Muitos buscam saber: teremos descontos na próxima conta? Então, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – órgão que fiscaliza o setor -, os consumidores podem ser compensados pela falta de luz.
Em 2021, a Aneel alterou as regras de compensação a quem teve o fornecimento de energia interrompida. Desde então, a reparação deve ocorrer de forma automática como desconto proporcional, não sendo necessário solicitar junto à concessionária de energia elétrica.
Porém, é preciso ficar atento que a compensação é calculada pelo órgão regulador e tem prazo de até dois meses após a interrupção.
Desconto mesmo com a tempestade
A Aneel ressalta que, mesmo que a empresa alegue que a interrupção tenha sido causada por um evento natural, os consumidores deverão ser ressarcidos. Entre janeiro e novembro de 2022, a RGE pagou mais de R$ 34,1 milhões em compensações para clientes gaúchos.