SARAMPO: Governo do RS confirma caso em criança de 3 anos

A criança não foi vacinada

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias pelo WhatsApp

O Centro Estadual de VigilĂąncia em SaĂșde (Cevs) confirmou, na tarde da Ășltima quinta-feira (25), um caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul. O paciente Ă© um menino de trĂȘs anos que chegou no dia 27 de dezembro ao municĂ­pio de Rio Grande, procedente do PaquistĂŁo, no sul do continente asiĂĄtico, sem ter sido vacinado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS: CANOAS: HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE RESIDÊNCIA

Com a confirmação, a Secretaria da SaĂșde (SES) reforça a recomendação de aplicação da vacina trĂ­plice viral (sarampo, rubĂ©ola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de SaĂșde (SUS) Ă  população de um atĂ© os 59 anos de idade, de acordo com o calendĂĄrio nacional de vacinação, nas unidades de saĂșde municipais.

A chegada do menino ao Brasil, a partir de SĂŁo Paulo, havia ocorrido em 26 de dezembro. Durante o deslocamento, segundo o Cevs, a criança nĂŁo estava no perĂ­odo de transmissibilidade para a doença e sĂł procurou atendimento com dor abdominal e febre em 2 de janeiro, ficando hospitalizada e em isolamento atĂ© o dia 15. Exames de sorologia do LaboratĂłrio Central de SaĂșde PĂșblica (Lacen) do Rio Grande do Sul e de biologia molecular pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, confirmaram a infecção por sarampo.

Com a suspeita, foi realizado bloqueio vacinal seletivo nos familiares, vizinhos e profissionais da saĂșde. A criança estĂĄ bem e seus familiares nĂŁo apresentaram sintomas. O municĂ­pio segue monitorando atendimentos por febre, exantema, tosse, coriza ou conjuntivite, sem nenhuma identificação de caso suspeito. A Secretaria da SaĂșde ressalta se tratar de um caso importado sem cadeia de transmissĂŁo associada.

No Rio Grande do Sul, os Ășltimos casos confirmados (37) haviam sido registrados em abril de 2020.

Vacinação

“A ação mais importante para a proteção de todos certamente Ă© a vacinação”, ressaltou a diretora do Cevs, Tani Ranieri. “Com a circulação global de pessoas e situaçÔes em que, em algumas horas, Ă© possĂ­vel atravessar continentes, Ă© importante buscar a imunização, garantindo a proteção necessĂĄria.”

O esquema vacinal completo consiste em duas doses atĂ© 29 anos e uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Nas crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e 15 meses de idade. Profissionais de saĂșde devem realizar duas doses independentemente da idade. Em situaçÔes de bloqueio vacinal, a vacinação seletiva Ă© recomendada para todas as pessoas acima de seis meses de idade.

Estado tem cobertura de 92% de vacinados

O sarampo Ă© uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de cinco anos, imunodeprimidos e desnutridos, e extremamente contagiosa, que infecta nove de dez suscetĂ­veis apĂłs exposição ao vĂ­rus. É transmitida de forma direta, por meio de secreçÔes nasofarĂ­ngeas ao tossir, espirrar ou falar. Um caso suspeito deve ficar em isolamento respiratĂłrio e fazer uso de mĂĄscara cirĂșrgica desde o momento da triagem nos serviços de saĂșde.

A meta de cobertura vacinal recomendada pelo MinistĂ©rio da SaĂșde Ă© de 95% dos indivĂ­duos vacinados. No Estado, a intensificação das açÔes de vacinação levou Ă  cobertura de 91,9% – acima dos 88,5% de 2022 e da variação entre 79,8 e 91,2% de 2017 a 2021.
O reforço na cobertura ocorre em um momento em que os casos de sarampo aumentam no mundo. Segundo a Organização Mundial da SaĂșde (OMS), em 2022, houve elevação de 18% nas ocorrĂȘncias e de 43% nos Ăłbitos, com estimadas 136 mil mortes, em relação ao ano anterior.

Nas Ășltimas semanas, vĂĄrios paĂ­ses, como MĂ©xico, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, emitiram alertas apĂłs a confirmação de casos, com o Ăłbito de uma criança de 19 meses na provĂ­ncia de Salta, Argentina, sem histĂłrico de deslocamento. No Brasil, os Ășltimos casos confirmados foram em 2022 no Rio de Janeiro, ParĂĄ, AmapĂĄ e SĂŁo Paulo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!