CANOAS: Alunos da rede municipal começam a receber uniformes e material escolar; Saiba quais escolas receberão nesta sexta

Camisetas de manga curta, longa e regata, jaquetas de moletom e tactel, calças, bermuda e camiseta de formatura para o 9º ano compõem os conjuntos de uniformes

CLIQUE AQUI para receber as
notícias pelo WhatsApp

Henrique Cerres, de 6 anos, aluno de inclusão, com espectro autista, do 1º ano da EMEF Farroupilha, no bairro Niterói, em Canoas, foi o primeiro a receber os kits de material escolar e uniformes das mãos do prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.

LEIA MAIS NOTÍCIAS: CANOAS: MORRE MOTOCICLISTA QUE CAIU DE VIADUTO NA DIVISA COM PORTO ALEGRE

Para o pai, Marcos Rovea Cerres, de 35 anos, as vestimentas contribuem com a rotina: “Ele já sabe que ele vai botar o uniformezinho e vai para a aula, então fica tudo muito mais organizado”. A instituição foi a primeira da rede municipal a receber os conjuntos, na última quinta-feira (29), quando o chefe do Executivo fez o ato de entrega. A distribuição para os demais alunos será organizada pela direção da escola.

Camisetas de manga curta, longa e regata, jaquetas de moletom e tactel, calças, bermuda e camiseta de formatura para o 9º ano compõem os conjuntos de uniformes. Já agenda, apontador, avental, borracha, tres cadernos, canetas, canetas hidrográficas, cola, estojo, giz de cera, lápis, lápis de cor, massa de modelar, papel sulfite A3 e A4, pasta plástica, pincel, régua, tinta e tesoura integram o kit escolar.

“Eu adoro estudar e o material ajuda bastante, vai ser muito legal!”, afirmou Nina Arilda Moura, de 10 anos, do 5º ano. Ela estava acompanhada da avó, Marlene de Oliveira Moura, que destacou que os conjuntos entregues colaboram com a economia da família. Esse também é o pensamento da avó do Thiago de Souza Teixeira, de 12 anos, do 6º ano. Rosane Fernandes de Souza, 56, ainda acredita que o uniforme ajuda a poupar bastante roupa, “e é legal todo mundo uniformizado, fica melhor!”

Para a professora de inclusão, Sheisa Bianchi, o recebimento das vestimentas marca a entrada dos estudantes como Henrique “na escola dos grandes, como eles chamam, e é importante para eles se sentirem pertencentes a esse espaço”. Encantada com os materiais, a diretora Janilce Costa, afirmou que eles contribuirão com todas as crianças. “Tem aluno que já está pedindo material porque a família não tem condições. Na medida do possível, nós fornecemos o que tem, mas também aguardamos ansiosos por este momento, porque assim a criança tem o material necessário diário,” destacou a gestora da instituição que atende a 422 alunos, sendo 48 de inclusão.

Defensor do ensino como a base do futuro da cidade, Dr. Nedy também destacou os benefícios que os materiais e uniformes trazem para os alunos e pais. “A entrega desses kits promove a inclusão e a igualdade entre os estudantes, visto que todos receberão o mesmo conteúdo. Assim como contribui para a economia de gastos da família. A prefeitura mantém um olhar atento para as crianças e para a educação”, salientou.

A conformidade entre as crianças também foi destacada pela secretária de Educação Leany Maria Conti. “O aluno se sente igual como todos na sala de aula, não há diferenciação pelo tipo de roupa que usa. E eu defendo a igualdade para todos”, ressaltou a titular da pasta.

Entrega continua nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (1º), mais quatro escolas terão as cerimônias de recebimento dos kits. Pela manhã, elas ocorrerão na EMEI Vó Babali e na EMEF Prefeito Edgar Fontoura, no bairro Marechal Rondon, e, à tarde, nas EMEIs Ledevino Piccinini, no bairro Fátima, e Marilene da Silva Machado, no Mato Grande. Ao todo, serão distribuídos 32.890 kits de material escolar. Por sua vez, 27.715 alunos do Ensino Fundamental e 2.767 crianças da Educação Infantil receberão conjuntos de uniforme escolar.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!