CANOAS: Universidade tem bolsas 100% gratuitas para o programa Professor do Amanhã; Saiba como participar 

A iniciativa visa formar docentes capacitados para atuar nas áreas estratégicas que fortalecem a educação básica no Estado

CLIQUE AQUI para receber as
notícias pelo WhatsApp

A Universidade La Salle, por meio do programa Professor do Amanhã, estará disponibilizando 100 bolsas integrais, ou seja, 100% gratuitas na modalidade presencial para os cursos de Letras e História. A ação integra o projeto “Professor do Amanhã”, do Governo do Estado. 

A iniciativa visa formar docentes capacitados para atuar nas áreas estratégicas que fortalecem a educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, especialmente aquelas com base tecnológica, científica e de inovação.

Como funciona o programa

Instituído pela Lei Nº 16.001, de 4 de outubro de 2023, através de uma ação estadual que adquire vagas em cursos de graduação em licenciatura oferecidos por instituições comunitárias de educação superior (ICES), o programa concede bolsas de estudo aos alunos selecionados. 

Essas bolsas abrangem isenção de taxas, matrículas e mensalidades, providas pela ICES, e bolsa de permanência no valor de R$ 800 financiada pelo Estado.

De acordo com o Reitor da Unilasalle, Prof. Dr. Ir. Cledes Antonio Casagrande, a inclusão da Instituição no Programa irá auxiliar no fortalecimento da educação básica no Estado. “Esta é uma boa iniciativa para que o Poder Público em parceria com as Universidade Comunitárias comece realmente a solucionar esse problema da falta de professores.

Este é o primeiro passo significativo e que mostra uma tendência do Governo do Estado e das Universidades a ter no futuro uma atenção ainda maior das com essa realidade”, afirma o Reitor.

Quem pode participar

As bolsas serão concedidas a alunos que tenham concluído o ensino médio, preferencialmente em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas; ou que sejam professores efetivos da rede pública estadual, com no mínimo três anos de experiência, e não possuam diploma de graduação. Além disso, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo obtido, no mínimo, 400 (quatrocentos) pontos.

Os beneficiários das bolsas devem comprometer-se a realizar 300 horas de prática de ensino na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, no mínimo 1.920 horas de atividades docentes também na rede pública estadual. Após a formatura, serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias, indicando a Coordenadoria Regional de Educação de preferência.

A universidade disponibilizou o e-mail [email protected] para quem ficou com dúvidas sobre o programa. 

O edital está disponível clicando aqui.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!