Saque do FGTS mudou; Saiba como funciona a partir de agora e como receber

AnĂșncio foi feito pelo MinistĂ©rio do Trabalho e Emprego

CLIQUE AQUI para receber as
notĂ­cias pelo WhatsApp

Entra em vigor nesta sexta-feira (1Âș) o FGTS Digital, a nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

O FGTS Digital usa, como base de dados, o e-Social, que Ă© o banco eletrĂŽnico de dados dos empregados. Totalmente operado pela internet, o sistema tem vĂĄrias opçÔes para gerar guias. TambĂ©m vai ser responsĂĄvel por todo o recolhimento mensal do FGTS e pagamento de rescisĂ”es e multas rescisĂłrias.

A nova plataforma permite que o empregador utilize o Pix para recolher o FGTS. 

Segundo o MinistĂ©rio do Trabalho e Emprego, o FGTS Digital vai reduzir, a partir de agora,  a burocracia, alĂ©m de melhorar a confiabilidade no sistema, ao agilizar a conversĂŁo dos depĂłsitos no saldo da conta do trabalhador.

O Serpro informa que o novo sistema integra os dados do e-Social, do Pix Caixa, do Portal Gov.br, entre outros. Ao todo, 4,5 milhĂ”es de empregadores vĂŁo usar a plataforma para administrar os dados de mais de 50 milhĂ”es de trabalhadores. Todos os meses, serĂŁo emitidas 7 milhĂ”es de guias para recolhimento do fundo.

Outras novidades do FGTS Digital sĂŁo: rapidez do pagamento do FGTS em atraso, com a possibilidade de recolhimento de vĂĄrios meses em uma Ășnica guia; cĂĄlculo automĂĄtico da multa do FGTS, com base no histĂłrico de remuneraçÔes do e-Social;  e recomposição automĂĄtica de salĂĄrios de perĂ­odos anteriores e de pagamento da indenização compensatĂłria.

fonte: agĂȘncia brasil

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!