CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
Um final feliz para o cachorro Ted e a família Warthmann. Após ser picado por uma cobra da espécie cruzeiro, para defender as tutoras Alice e Marina, de 7 e 9 anos, e passar dias internado, o cão foi entregue à família. O reencontro aconteceu nesta sexta-feira (22) na Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA), no bairro Igara, em Canoas.
“Saímos para caminhar e soltamos o Ted. Quando retornávamos, uma cobra atravessava a rua e estava próxima às meninas. Ele viu e a atacou. Acabou se ferindo. Levamos para casa, demos uma medicação e começamos a ligar para todo mundo para tentar ajuda, porque a hemorragia estava muito forte”, contou Vagner Warthmann, pai das meninas. Ele também relatou que já é a segunda vez que o cão protege a família de uma cobra. Warthmann conseguiu auxílio ao ligar para o secretário da SMBEA, Paulo Facio.
O episódio aconteceu no último sábado (16), no bairro Mathias Velho, próximo ao rio. A SMBEA disponibilizou o soro antiofídico e conseguiu uma clínica para que Ted pudesse ficar em recuperação. “Ele está hoje sendo entregue à família e é uma felicidade para nós termos salvo essa vida. Trabalhamos para salvar todos, mas infelizmente nem sempre conseguimos. Hoje, no entanto, temos um final feliz”, observou Paulo Facio.
Alice e Marina ficaram contentes ao reencontrarem Ted, que está há muitos anos na família. “Estou muito feliz por ele voltar. Estava com saudades. Eu gosto de brincar com ele e o Ted gosta muito de correr”, disse Alice.
O que fazer em casos de ataque
Em situações como a do Ted, ou em ataques de animais peçonhentos aos pets, a SMBEA orienta para entrar em contato com a secretaria. “Nós temos uma reserva de soro aqui mesmo, justamente para esses casos de extrema emergência. As pessoas podem nos contatar ou ligar para o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil, que eles nos acionarão. Essa é uma importante ferramenta que está à disposição do cidadão e nós estamos aqui para acolher”, observou Facio.
A Secretaria do Bem-Estar Animal fica localizada na avenida Boqueirão, 1986, Igara. Para mais informações ou em casos de ataques com animais peçonhentos, a população pode ligar para (51) 3429-2924 ou (51) 3427-1169. Também pode contatar a Defesa Civil pelo número (51) 3476-3400 ou o Corpo de Bombeiros no 193.